Pular para o conteúdo

Maio: mês de Maria, Mãe de Deus e nossa mãe

Maio: mês de Maria, Mãe de Deus e nossa mãe

madonna-1079798_960_720

Estamos no mês de maio, um mês especial por diferentes motivos. Neste mês celebramos o Dia das Mães, em especial a mãe de Deus e nossa mãe, Virgem Maria. Sabemos, que a Igreja Católica dedica o mês de maio à Nossa Senhora e às devoções marianas. É um tempo especial, de grandes graças, para nós que a temos como nossa advogada e intercessora fiel diante de Deus.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 971, a respeito da devoção à Maria Santíssima afirma: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48): “A piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão”. A Santíssima Virgem “é legitimamente honrada com um culto especial pela Igreja. Com efeito, desde remotíssimos tempos, a bem-aventurada Virgem é venerada sob o título de ‘Mãe de Deus’, sob cuja proteção os fiéis se refugiam suplicantes em todos os seus perigos e necessidades (…) Este culto (…) embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta ao Verbo encarnado e igualmente ao Pai e ao Espírito Santo, mas o favorece poderosamente”; este culto encontra sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, tal como o Santo Rosário, “resumo de todo o Evangelho”.

Maria a Mãe de Jesus é para nós modelo de discípula, pela sua fé aderiu ao plano de Deus e colaborou com a obra da redenção desde seu início, antes mesmo dos apóstolos.

O anjo diz a Maria: “O Espírito Santo virá sobre ti e a forca do Altíssimo te envolverá com sua sombra” ( Lc. 1,35). No início do diálogo ele havia saudado Maria; “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo” ( Lc 1,28). Maria então é aquela que foi envolvida por Deus. E, na força que a envolve Maria percorre um longo itinerário espiritual, no qual ela se mostra repleta de todas as virtudes que são dons e frutos do Espírito Santo. Maria é exemplo da fidelidade e da disponibilidade total a Deus.

Neste mês, somos convidados a vivenciar, ainda mais, essa devoção a Nossa Senhora. Quem sabe preparar um local especial para ela em nosso lar, para exercitar a oração diária do Santo Terço. Buscar conhecer e crer mais no poder da intercessão. Não apenas por tradição da Igreja, mas porque Maria é Mãe de Deus e nossa Mãe, mãe de todo o mundo e porque se preocupa com todos nós.