Mês Vocacional 2021

mês vocacional 2021

Uma tradição muito bela da Igreja Católica no Brasil é a dedicação do mês de agosto para a oração e a promoção das vocações. Essa prática remonta ao ano 1981, no qual ocorreu a 19ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde então, a CNBB vem oferecendo subsídios para favorecer a animação vocacional em todo o país.

Neste ano de dois mil e vinte e um, o tema que orientará o mês de agosto é “Cristo nos salva e nos envia”. Com ele, somos convidados a refletir sobre a relação entre a nossa vocação e a Páscoa de Cristo: a missão que exercemos na Igreja e no mundo é uma resposta que nós oferecemos a Deus em gratidão àquela redenção que ele nos garantiu na cruz.

Para motivar ainda a reflexão desse tema, a CNBB escolheu o versículo de Jo 5,24 como lema deste ano: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna”. É uma declaração muito significativa, dado que a vocação, por ser um chamado, é realizada, de certa forma, por meio de palavras. Trazido para a dimensão vocacional, esse versículo passa a ser interpretado da seguinte maneira: o Reino do céu é prometido àqueles que, descobrindo sua vocação, esforçam-se para vivê-la.

Que em nossas missas e em nossas comunidades, o mês vocacional seja trabalhado com esmero, a fim de que a chama vocacional dos corações de nossos paroquianos se mantenha sempre acesa, mas sobretudo que sejam acesas novas chamas nos corações daqueles que ainda não descobriram a vontade de Deus para suas vidas. Que Cristo, o primeiro animador vocacional, desperte os nossos jovens para a missão da Igreja, tão indispensável para a instauração do Reino.

Frei Rondinele Passos
Animador Vocacional na Paróquia Santíssima Trindade