Missa de Corpus Christi na Paróquia

PAZ E BEM!

Igreja celebra no dia 04 de junho a solene festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Nossa programação inicia com celebração da liturgia eucarística na matriz às 09h00 saindo em seguida a procissão com o Santíssimo até a Capelania da Policia Militar. Ao longo do percurso vários altares será preparados, para receber o ostensório e de onde será dada a benção solene às casas, ruas e ao povo da comunidade.

A festa de Corpus Christi começou a ser celebrada na Diocese de Lieje em 1246 e depois estendida a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV em 1264. Celebrada com grande solenidade revestia-se de extraordinário esplendor tanto pela participação de reis, clero, autoridades, confrarias e multidões do povo, como também porque além do Santíssimo portavam estátuas, relíquias, estandartes, lanternas e outros símbolos religiosos.

Corpus Christi e as demais formas de culto como devoções e adoração eucarístico são centradas na celebração eucarística na qual tem seu fundamento e origem. É preciso manter a unidade e continuidade entre culto e missa para evitar a separação entre celebração e culto fora da missa. O mistério eucarístico entendido em toda sua amplitude e significado dá sentido a qualquer manifestação de fé na eucaristia, como visitas, adoração, procissões. No inicio não se guardavam hóstias consagradas, mas apenas uma reserva para administração do viático. No final do primeiro milênio por causa de heresias destacou-se tanto a presença de Cristo nas espécies eucarísticas que se perdeu a relação direta com o evento histórico salvífico do Mistério Pascal. A missa passa a ser mais privativa do padre e a comunhão cada vez mais rara. Com a profunda renovação iniciada no Concilio vaticano II resgatou-se a verdadeira teologia da eucaristia sintetizada em alguns princípios que fundamentam o culto eucarístico:

O mistério eucarístico é o centro da liturgia e de toda a vida cristã.

A Eucaristia está primordialmente voltada para a celebração.

O culto prolonga o clima eucarístico da celebração.

Fotos-Tapetes-corpus-christ