Pular para o conteúdo

Motivados pela Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Pobres realizamos um almoço para nossos irmãos e irmãs “pobres”

Motivados pela Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Pobres realizamos um almoço para nossos irmãos e irmãs “pobres”

São inúmeras as iniciativas que, todos os dias, a comunidade cristã leva a cabo para dar um sinal de proximidade e de conforto às muitas formas de pobreza que estão diante dos nossos olhos. Muitas vezes, a colaboração com outras realidades, que têm como motor não a fé, mas a solidariedade humana, consegue prestar uma ajuda que, sozinhos, não poderemos realizar. Reconhecer que, no imenso mundo da pobreza, mesmo a nossa intervenção é limitada, frágil e insuficiente leva a estender as mãos aos outros, para que a colaboração recíproca possa atingir o objetivo de maneira mais eficaz. Somos movidos pela fé e pelo imperativo da caridade, mas sabemos reconhecer outras formas de ajuda e solidariedade que se propõem em parte os mesmos objetivos; desde que não descuidemos o que nos é próprio, isto é, levar todos até Deus e à santidade. O diálogo entre as diversas experiências e a humildade de prestar a nossa colaboração, sem qualquer espécie de protagonismos, é uma resposta adequada e plenamente evangélica que podemos realizar.”

Parte 7 da Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Pobres. (Boletim da Santa Sé )

Motivados pela Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Pobres realizado no dia 18 de novembro de 2018, nossa Paróquia teve como ação, receber nossos irmãos e irmãs, com um delicioso almoço preparado por voluntários, integrantes da REDE, jovens e adolescentes da pastoral juvenil e nossos Freis, afim de exercitar a partir da solidariedade humana, ser uma pequena resposta que, de toda a Igreja, dispersa por todo mundo, é dirigida aos pobres de todos os tipos e de todas as terras para que não pensem que o seu grito tenha caído no vazio. A partir da atenção com amor, além da nossa assistência, neste dia estivemos presentes na vida destes nossos irmãos que se encontram em diversas condições de sofrimento e marginalização que estamos habituados a designar com o termo genérico de “pobres”, e fizemos a partir da nossa ação, presença de Deus em suas vidas, especialmente neste dia. Nesta ação, tivemos a presença de 35 pessoas, sendo 16 delas moradores de rua.

WhatsApp Image 2018-11-19 at 14.02.38
“É-nos dito, antes de mais, que o Senhor escuta os pobres que clamam por Ele e que é bom para com os que n’Ele procuram refúgio, com o coração despedaçado pela tristeza, pela solidão e pela exclusão. Escuta os que são espezinhados na sua dignidade e, apesar disso, têm a força de levantar o olhar para as alturas, para receber luz e conforto. Escuta os que são perseguidos em nome de uma falsa justiça, oprimidos por políticas indignas deste nome e atemorizados pela violência; mesmo assim sabem que têm em Deus o seu Salvador. O que emerge desta oração é, antes de mais, o sentimento de abandono e de confiança num Pai que escuta e acolhe. Em sintonia com estas palavras podemos compreender mais a fundo o que Jesus proclamou com a bem-aventurança: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus» (Mt 5,3).”

Parte 1 da Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Pobres. (Boletim da Santa Sé )

WhatsApp Image 2018-11-19 at 14.02.38 (1)

PAZ E BEM - marrom claro