Nos dias 24 e 25 de julho, a Arquidiocese de Florianópolis promoveu, no CEAR, em Governador Celso Ramos, o III Mutirão Arquidiocesano de Formação, dirigido ao clero e às lideranças de todas as paróquias que a compõem.
No sábado 24, o assunto foi o Documento 106, da CNBB – O Dízimo na comunidade de fé – orientações e propostas, contando com a assessoria do Pe. Edomar Carpeggiani, da Diocese de Joaçaba.
No domingo 25, o assunto foi o estudo do Documento 105 da CNBB – Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e luz do mundo (Mt 5 13-14).
O assessor foi o Sr. Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, cristão leigo da Arquidiocese de Pouso Alegre, MG, vice-presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Ficou claroq ue é muito importante que, nas comunidades, encontros, reuniões se reflita sobre o DOC 105, nos seus diversos aspectos, para uma atuação ainda mais eficaz no meio do povo de Deus. Ao final do encontro, Prof. Laudelino anunciou que a Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.