Mutirão arquidiocesano de formação 2016

A Arquidiocese de Florianópolis promoveu e as paróquias participaram do Mutirão Arquidiocesano de Formação ocorrido no CEAR – Centro de Evangelização Angelino Rosa, em Governador Celso Ramos, no final de semana 25 e 26 de junho.

No sábado, o estudo recaiu sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia – sobre o amor na família e teve a participação de lideranças ligadas à Pastoral Familiar.Amoris laetitia

2016-06-27 10.16.29

No domingo, o Frei Joaquim Fonseca, Ofm, vindo de Minas Gerais, discorreu sobre o tema MÚSICA LITÚRGICA NO BRASIL, oferecendo inúmeros exemplos e situações e colocando para todos um pouco da história da música no âmbito religioso e da necessidade que a Igreja tem de procurar usar sempre cantos que tenham os critérios estabelecidos pela CNBB na sua escolha e composição. A Bíblia é e deve ser sempre a fonte de onde brota toda a inspiração e o canto litúrgico deve ser expressão sonora que brota da Palavra proclamada, meditada e vivida – Sacrosancto Concílio – Constituição sobre a Sagrada Liturgia, 121. Em suma, na seleção do repertório, o primeiro critério a ser observado é o da raiz bíblica existente nos textos de cada canto a ser escolhido.

A celebração eucarística do Domingo, com a presença de D. Wilson, nosso arcebispo, aconteceu num clima de alegria e festiva participação de todos.

2016-06-26 16.59.40

2016-06-26 17.02.13