Ordenação diaconal do Frei Rondinele: confira novas imagens da celebração

No dia 5 de agosto de 2023, a Paróquia Santíssima Trindade, em Florianópolis, recebeu a cerimônia de ordenação diaconal de Frei Rondinele Augusto Teixeira Passos, OFMCap. A celebração ocorreu às 18h, presidida por Dom Frei Mário Marquez, OFMCap, bispo diocesano de Joaçaba (SC) e contou com a presença de diversos presbíteros, religiosos, frades capuchinhos, familiares e amigos do frei Rondinele.

Após a leitura do Evangelho, o ministro provincial da Província São Lourenço de Brindes, frei Pedro Cesário Palma, OFMCap, deu iniciou ao rito de ordenação com a eleição do candidato, momento em que o candidato é chamado nominalmente e se põe à frente do bispo para confirmação de sua aptidão ao diaconado. Em seguida foi realizada a homilia pelo presidente da celebração.

A liturgia da missa foi a da Festa da Transfiguração do Senhor. Durante o sermão, Dom Mário disse que a meditação da Transfiguração de Cristo leva o fiel a também subir a montanha para encontrar-se com Deus. Acrescentou que o chamado e a missão do diácono é servir a três mesas: a da Palavra, a da Liturgia e a da Caridade, tornando-se assim um anunciador da Palavra de Deus. “É missão do diácono ser anunciador da Palavra, sendo também discípulo e fiel como o Bom Pastor”. disse.

O rito de ordenação foi retomado ao final da homilia. Nele, frei Rondinele foi interrogado sobre seu propósito em ser admitido à Ordem do Diaconado, seguida da ladainha de todos os santos, da imposição das mãos e prece de ordenação, finalizando com o momento da entrega das vestes litúrgicas e a entrega do livro dos Evangelhos. Após o ato de ordenação, a missa transcorreu conforme o rito ordinário.

No momento dos agradecimentos, frei Pedro Palma, agradeceu a todos pela presença e ao Frei Rondinele pelo sim dado a Deus, a vida religiosa, e por se colocar a serviço da Palavra. Também tomou a palavra o frei Rivaldo Vieira, pároco da Paróquia da Trindade, que expressou gratidão a todas as lideranças pela organização da celebração e do jantar.

O neo-diácono Frei Rondinele Passos, expressou seus agradecimentos a todos que os presentes na ordenação, em especial àqueles que foram instrumentos de Deus para que ele discernisse a vocação e aos que colaboraram com sua caminhada vocacional.

Tríduo de preparação para a ordenação

Entre os dias 2 e 4 de agosto, a Paróquia da Trindade também promoveu o Tríduo de preparação para a ordenação diaconal do Frei Rondinele. Durante as três noites, o lema “Lembra-te do Teu Criador” (Ecl 12,1a) foi desenvolvido na perspectiva do chamado vocacional.

Clique aqui e confira imagens do Tríduo.

Confira imagens da Ordenação Diaconal.

Texto por:
José Allison Santos