Pular para o conteúdo

Paróquia celebra com devoção o Tríduo Pascal

Paróquia celebra com devoção o Tríduo Pascal

triduo (15)

A Paróquia Santíssima Trindade, em suas comunidades, celebrou de forma intensa o Tríduo Pascal, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de abril, em preparação para a Páscoa do Senhor.

Quinta-feira-Santa

Com liturgia festiva, celebra três importantes acontecimentos: a Instituição da Eucaristia, a Instituição do Sacerdócio e o Lava Pés, ato feito por Jesus durante a última ceia. Suas leituras lembram a primeira Páscoa judaica e a última ceia: momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos e entregou seu Corpo e Sangue.

Durante a leitura do evangelho, acontece a encenação do Lava Pés, onde o celebrante lava os pés de 12 apóstolos, (participantes das pastorais, grupos e movimentos da paróquia), em lembrança ao ato de entrega e humildade de Jesus. Além deste momento, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão renovam seus votos e compromissos.

Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento é adorado em vigília pela comunidade.

Sexta-feira Santa

Na sexta-feira, 19 de abril, acontece a Via Sacra. Um exercício que consiste no fato de os fiéis fazerem lembrança a caminhada de Jesus ao carregar a cruz, desde o pretório de Pilatos até o Monte Calvário, com a meditação simultânea da Paixão de Cristo.

Já a tarde a celebração que tem tom fúnebre, inicia em silêncio com os sacerdotes deitando perante o altar em sinal de respeito. Os fiéis presentes ouvem o evangelho que narra todo o sofrimento de Jesus antes de sua crucificação e vivem um momento de intimidade com Cristo crucificado.

Mais tarde aconteceu a procissão do Senhor Morto. No momento os fiéis cantam e rezam com muita fé, ansiosos pela ressurreição de Jesus.

Sábado de Aleluia

A Celebração do Sábado de Aleluia, 20 de abril, terceiro e último dia do Tríduo Pascal, é celebrado com grande número de fiéis nas comunidades da paróquia. A missa conta com a bênção do Fogo Novo e a preparação do Círio Pascal que logo em seguida é aceso e se torna-se a Luz de Cristo que ilumina para vida eterna. Os fiéis iluminados com o semblante de dever cumprido participam da celebração e recebem a bênção final do sacerdote, junto com o desejo de Feliz Páscoa.

Domingo de Páscoa

Enfim, no domingo, 21 de abril, encerra as celebrações da Semana Santa com as Missas Solenes de Páscoa. Inicia então um Novo Tempo Litúrgico na Igreja.

Confira algumas imagens das celebrações na paróquia (matriz e comunidades):