Paróquia celebra São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos

A Igreja recorda no dia 15 de agosto a vida e o martírio de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos. Tarcísio viveu em Roma no século III, um período de grande perseguição aos cristãos. Muitos desses eram presos e desejavam o consolo do Cristo Eucarístico para se preparar para a morte. Na dificuldade de levar a Eucaristia a esses encarcerados, o coroinha Tarcísio se ofereceu. Sua coragem admirou o Papa Sisto II, que o encarregou dessa função.

Pelo caminho, o menino encontrou alguns rapazes, que desconfiados do que ele carregava, partiram para cima com enorme violência. Apesar dos golpes que levava, Tarcísio manteve suas mãos segurando a Eucaristia próximo ao seu peito, para que não a tomassem. Um soldado romano apareceu e acabou com a confusão, mas já era tarde, pois Tarcísio daria seu último suspiro logo em seguida. Suas últimas palavras foram ”eu sou cristão”.

Como o dia de São Tarcísio esse ano caiu em um domingo, realizamos no dia anterior, 14 de agosto às 15h, na igreja matriz, uma Missa em honra a São Tarcísio. Estavam presentes boa parte dos coroinhas, familiares e coordenadores, de todas as comunidades paroquiais. Foi uma oportunidade para reavivar o entusiasmo em ser coroinha, relembrando as diversas funções que este pode exercer na Santa Missa. Além disso, alguns coroinhas ajudaram nas leituras, comentários e preces, mostrando que, assim como São Tarcísio, o coroinha deve ter a prontidão para servir sempre que há necessidade.

Ser coroinha é uma expressão de amor a Jesus através do serviço na celebração litúrgica. Por isso, agradecemos a todos os pais por permitirem que seus filhos estejam mais próximo de Cristo e por os confiarem ao serviço da Igreja.

Se você deseja ser coroinha ou conhece alguém interessado, entre em contato com a secretaria paroquial: (48) 3025-6772. Paz e bem!