Paróquia da Trindade acolhe frei Bruno Lira, OFMCap, na Fraternidade de Florianópolis

Em 12 de janeiro, a Fraternidade Capuchinha de Florianópolis acolheu frei Bruno Fabiano Lira, OFMCap, como novo membro. Formado em filosofia, em fevereiro ele iniciará os estudos de teologia na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), como requisito da preparação para o sacerdócio.

Frei Bruno Lira comenta que a expectativa com a nova etapa vocacional está bem positiva. “Eu espero que seja um período fecundo na dimensão apostólica, missionária e pastoral. Espero encontrar nesse período vitalidade, ânimo e inspiração para o ministério sacerdotal que eu tenho em vista”, afirma. Segundo ele, diante do que estiver ao seu alcance, deseja contribuir com a comunidade paroquial.

A Paróquia Santíssima Trindade expressa às boas vindas ao frei Bruno e deseja-lhe um fecundo apostolado missionário.

Sobre frei Bruno Lira

Fr. Bruno Fabiano Lira, OFMCap, nasceu aos 22.04.1999 em Santa Helena/PR. É filho de Roberto Lira e Inês Gema Buchi. Foi batizado dia 22.07.1999, pelo Pe. Antonino Mantovani (ex-frei Acelino de Lacerdópolis), na Comunidade Linha Aparecida – Paróquia Santo Antônio, em Santa Helena/PR. Foi crismado no dia 14.09.2012 na capela Santa Terezinha, também em Santa Helena, por Dom Laurindo Guizzardi, bispo de Foz do Iguaçu/PR. Recebeu a 1ª eucaristia no dia 15.11.2009, na capela N. Sra. de Fátima, nesta mesma paróquia, das mãos do ex-frei Acelino.

Conheça sua caminhada vocacional

2013: iniciou o acompanhamento vocacional com frei Pedrinho Basso.

2014: ingressou na Escola Vocacional de Céu Azul, sendo diretor frei Pedrinho Basso. Nesta cidade concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Monteiro Lobato.

2018: realizou o Aspirantado no Convento Santo Antônio, em Almirante Tamandaré/PR, sendo mestre fr. Alessandro Mário Farinasso.

2017: fez o Postulado no Convento São Francisco de Assis, em Ciudad del Este, no Paraguai, sendo mestre fr. Walter Daniel Brignardello.

06.01.2019: recebeu o hábito capuchinho no Convento São Francisco de Assis, em Joinville-SC, sendo mestre fr. Benedito Félix da Rocha.

06.01.2020: emitiu os votos temporários no mesmo convento, sendo Provincial fr. Pedro Cesário Palma; no início de 2020, foi transferido para o Convento Santo Antônio, em Almirante Tamandaré-PR, para continuar a formação inicial como pós-noviço e cursar o 1° ano em Filosofia na FAVI (Faculdade Vicentina), em Curitiba-PR.

2021: devido às reformas realizadas no convento Santo Antônio, foi transferido para o Santuário São Leopoldo Mandic em Curitiba-PR, onde continuou os estudos de filosofia.

2022: retornou para o Convento Santo Antônio em Almirante Tamandaré-PR, concluindo assim o bacharelado em Filosofia.

2023: foi transferido para a Fraternidade e Paróquia Santíssima Trindade, em Florianópolis-SC, onde irá realizar os estudos da Teologia na FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina).