Paróquia inicia celebrações da Paixão do Senhor

No Domingo de Ramos, dia 10, a Paróquia da Trindade iniciou as celebrações de contemplação do mistério da Paixão do Senhor, na Matriz e nas Comunidades.

Na comunidade da Matriz, as celebrações começaram no sábado à noite com a missa presidida pelo frei Benedito Félix da Rocha (OFMCap). Neste dia também foram realizadas missas nas comunidades São José, Puríssimo Coração de Maria e São Bento, todas com bênção dos ramos.

No domingo, a Matriz proporcionou quatro celebrações, às 8h, 10h, 18h e 20h. Durante a missa das 10h, presidida pelo pároco frei Rivaldo Vieira (OFMCap), houve a bênção dos ramos na recém-inaugurada praça Santos Dumont, seguida de procissão.

Durante a homília, Frei Rivaldo, levou os fiéis a refletirem sobre como viveram os três pilares da Quaresma: oração, jejum e caridade. “Será que o que fizemos durante a Quaresma foi suficiente?”, questionou o frei ao motivar a comunidade a entrar em Jerusalém com Jesus e imitá-lo em suas ações.

A escuta de Deus e o valor da vida foram outros temas da reflexão do sacerdote. “Precisamos estar treinados a escutar a voz de Deus, mesmo em meio a tantas vozes que gritam no meio de nós”, reflete. “Somos ou não somos defensores da vida?”, acrescenta o frei ao encorajar a comunidade para que defendam a vida e sejam capazes de realizarem grandes coisas por Jesus.

Concluindo o ato litúrgico, frei Rivaldo, apresentou à comunidade os religiosos membros da Conferência dos Religiosos do Brasil – Nacional (CRB) que se reuniram com o grupo de vivência das Novas Gerações de Florianópolis, neste domingo, na paróquia. Por fim, convidou os paroquianos a participarem da programação de Semana Santa.

Confira aqui a programação de Semana Santa.

Abaixo algumas imagens do Domingo de Ramos, na Matriz.

Por José Allison Santos
Jornalista, MTB/SC 06273