Pular para o conteúdo

Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

A Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão é um serviço pastoral instituído pela Igreja para auxiliar, de modo extraordinário, na distribuição da Sagrada Comunhão e no atendimento eucarístico aos fiéis, conforme as necessidades da comunidade e sob a autoridade do pároco.

Objetivos

  • Auxiliar na distribuição da Sagrada Comunhão durante as celebrações litúrgicas;
  • Levar a Eucaristia aos doentes, idosos e impossibilitados de participar da vida comunitária, em suas casas, hospitais e instituições;
  • Promover a devoção eucarística na comunidade, fortalecendo a fé em Cristo vivo e presente no Sacramento;
  • Colaborar para que a comunidade viva de modo mais intenso a espiritualidade eucarística.

Diretrizes

  • Exercer o ministério em comunhão com o pároco e sob a orientação da Igreja, conforme o Código de Direito Canônico;
  • Zelar com cuidado e reverência pela reserva eucarística;
  • Ter postura de testemunho cristão, vida sacramental, oração e compromisso com a Igreja;
  • Preparar os doentes para receber dignamente a Eucaristia, favorecendo, quando necessário, o acesso ao Sacramento da Reconciliação;
  • Colaborar na formação de adultos para a Primeira Comunhão, quando solicitado, respeitando a catequese e os encaminhamentos pastorais;
  • Participar de formação contínua para exercer o ministério de modo consciente, digno e responsável.

A Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão expressa o cuidado da Igreja para que a Eucaristia seja fonte de comunhão, fé e caridade, alcançando todos os membros da comunidade, especialmente os mais frágeis.