Pular para o conteúdo

Terço das Mulheres – Comunidade São Bento

A oração do Santo Terço faz parte da devoção ao Rosário, uma das práticas mais queridas da Igreja Católica. Por meio do terço, os fiéis meditam os mistérios da vida de Jesus Cristo, contemplando, com Maria, os principais acontecimentos da história da salvação.

Tradicionalmente, essa meditação está organizada nos Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Em 2002, São João Paulo II instituiu os Mistérios Luminosos, enriquecendo ainda mais essa devoção ao destacar momentos centrais da vida pública de Jesus Cristo.

A origem do Rosário remonta ao século XIII, quando São Domingos de Gusmão, inspirado pela Virgem Maria, passou a difundir essa forma de oração como um caminho simples e profundo de evangelização, conversão e fortalecimento da fé. Ao longo da história, a própria Virgem Maria confirmou a importância dessa oração em aparições como em Lourdes, ao convidar Santa Bernadette à oração do terço, e em Fátima, ao pedir insistentemente que o terço fosse rezado todos os dias como meio de alcançar a paz, a conversão e a perseverança na fé.

A devoção ao terço tornou-se, assim, um movimento de alcance mundial, presente em diferentes países e culturas. No Brasil, essa vivência se expressa de modo especial por meio do Terço dos Homens e do Terço das Mulheres, que reúnem milhares de fiéis em grupos paroquiais e em grandes momentos de fé, como a Romaria Nacional do Terço dos Homens e das Mulheres, realizada anualmente no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP).

Na Comunidade São Bento, essa caminhada de fé já é fortalecida pela presença do Terço dos Homens. Inspiradas por essa vivência e pela tradição da Igreja, surgiu também o Terço das Mulheres, como um espaço de oração, acolhimento e intercessão.

O Terço das Mulheres da Comunidade São Bento nasceu do desejo das mulheres do Grupo de Mães, que sentiram no coração o chamado a intensificar a vida de oração e confiar suas famílias, filhos e intenções à intercessão de Nossa Senhora. Desde maio deste ano, o grupo vem se reunindo com fé e perseverança para rezar o terço, fortalecer os laços de comunhão e crescer espiritualmente.

Os encontros acontecem todas as terças-feiras, às 17h, e são abertos a todas as mulheres que desejam participar desse momento de oração e encontro com Deus, sob a proteção maternal de Maria.