Pular para o conteúdo

Pastoral Familiar realiza retiro de aprofundamento

A Pastoral Familiar da Paróquia Santíssima Trindade em retiro de aprofundamento na manhã do próximo sábado, dia 24, das 7h30 às 12h, no Centro Pastoral da Matriz, para meditar sobre os temas relevantes à caminhada  pastoral de 2022.

Frei Benedito Félix da Rocha (OFMCap), acompanhador da Pastoral, reforça o convite para que todos os membros da Pastoral Familiar participem.

Agosto festivo para a Pastoral Familiar

No mês de agosto a Igreja do Brasil celebrou também a Semana da Família e o Congresso Nacional da Pastoral Familiar. Para celebrar os eventos, a Paróquia Santíssima Trindade realizou algumas ações com o intuito de reunir as famílias em torno da fé. Confira relato de alguns paroquianos que participaram dos eventos.

Semana Nacional da Família

Realizada de 13 a 19 de agosto, na Matriz, os fiéis participaram da Semana da Família por meio das celebrações eucarísticas e meditaram sobre o tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. 

“Uma semana em que apresentamos  à comunidade diversos segmentos existentes na Igreja, como: Escolinha do Amém, Catequese, Jovens, Pré e Pós-Matrimônio. Também foi realizada uma benção especial para os idosos e para as famílias. 

O que mais nos emocionou e impressionou foi o casamento comunitário; envolvimento da equipe que coordenou, a linda homilia, a sincronia e excelente escolha das músicas feita pela equipe de canto. 

Que o Espírito Santo nos ilumine para que tenhamos sempre eventos tão abençoados como foi a Semana Nacional da Família”. (Relato de membros da Pastoral Familiar da Paróquia da Trindade)

XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar

Aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos (SC), também teve como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. Reuniu cerca de 1200 pessoas de todas as regiões do Brasil. A Paróquia da Trindade foi representada por diversos casais da Pastoral Familiar.

Confira alguns depoimentos  dos membros da Pastoral Familiar sobre o encontro.

“Ver a alegria, o comprometimento e a paixão dos congressistas pelas famílias  de suas paróquias, me fez renovar as forças  e continuar a lutar por todas as famílias  de nossa Paróquia;

Que a leitura e  reflexão  sobre o livro ” A  Alegria do Amor, do papa Francisco, precisa passar da teoria para ações concretas, em nossa Paróquia, especialmente  o capítulo  VIII Acompanhar, Discernir e Integrar a Fragilidades;

Precisamos nos unir a Pastoral da Criança, da  catequese, da Juventude, do Idoso, da Pastoral Vocacional, da  Educação e do Dízimo;

Em nossas ações pastorais, precisamos nos apoiar  no tripé: Palavra, Magistério da Igreja (Doutrina) e Tradição;

Que a Pastoral Familiar, também ,  é  responsável  pelas Vocações  e mais do que isso, é  responsável  por apresentar aos jovens e casais o caminho que leva à Santidade;

A Castidade é para todos;

Que a Pastoral Familiar precisa estar presente em todas as pastorais que se ocupam e se  preocupam com as famílias;

Saímos  do Congresso com a certeza de que  Sacerdotes,  Freiras, Consagrados e Consagradas são  pessoas muito felizes”.