Programação da Semana Santa na Paróquia

Domingo de Ramos

SEMANA SANTA

semanasanta2903d-1764x700

Estamos iniciando a semana santa em que se celebra o mistério central da liturgia cristã, o tríduo pascal. Este é o foco central em torno do qual se desenvolve todo o ano litúrgico da Igreja. O núcleo central é sempre a vontade salvífica de Deus que visa implantar o seu reinado no mundo, reinado da verdadeira libertação e da justiça.
Domingo de Ramos
A celebração deste domingo expressa como se dá a dinâmica da implantação do reino. O destaque da celebração não são os ramos nem a aclamação do povo, mas a atitude determinada de Jesus de cumprir obediente a vontade do Pai, consciente de que essa obediência o leva à morte de cruz. Os textos indicam as consequências da decisão de se colocar como servidor da fraternidade: é enfrentar até a morte a resistência do mal. A narrativa da paixão não é para despertar piedade e compaixão, mas compreender o amor extremo de Jesus que aceita o suprema entrega da sua vida.
Quinta feira santa
A última ceia, ardentemente desejada por Jesus, concentra toda a sua mensagem, falada e vivida. Neste dia todos os cristãos se identificam É o dia da Eucaristia, do sacerdócio e instituição da fraternidade e do serviço fraterno, como única forma de fazer a experiência de Deus e de dar sentido à existência humana. A Pascoa é a chave da vida humana. Haverá um dia a experiência da fraternidade total?
Sexta feira santa
Quando falamos da sexta feira da paixão entendemos a morte, o padecimento e o sofrimento de Jesus. Mas o que mais queremos lembrar é o motivo que o levou a essa situação. Então vemos que foi a paixão de Deus pela humanidade que levou Jesus a assumir a paixão e a morte. Fixamo-nos, não na maldade humana, mas no amor puro. O servo sofredor nos lembra Jesus e todas aquelas pessoas que como Ele também são capazes de assumir tudo até o extremo da dar a própria vida por uma grande paixão.
Sábado Santo – Vigília pascal
Nesta noite celebra-se o mistério central da nossa fé. Os elementos da natureza usados no ritual, a água e o fogo, indicam que hoje o mundo e a humanidade estão sento recriados em sua originalidade, segundo sempre foi o plano do Criador. E tudo isso acontece em razão da ressurreição de Jesus. Assim a história humana é reiniciada. Da água batismal e da luz de Cristo nasce o homem novo. O renascer do homem é uma obra admirável do Criador, expressa na leitura da criação, da aliança de Deus com o povo, na libertação da escravidão e na constituição de um novo povo vivendo da prosperidade, na fraternidade.

DOMINGO – BENÇÃO DE RAMOS

SÁBADO – 19/03 DOMINGO – 20/03
18h – Matriz 8h, 10h, 18h, 20h- Matriz
18h – Puríssimo Coração de Mª 8h – São Bento
19h30 – São Bento 9h30- Nª Sª Aparecida /
19h30 – São José Nª Sª de Guadalupe
18h – Santo Agostinho

22/03 – TERÇA-FEIRA SANTA
19h30 – Matriz – Celebração Penitencial e Confissões

23/03 – QUARTA-FEIRA SANTA
19h – Puríssimo Coração de Maria – Celebração Penitencial e Confissões
19h – São Bento – Celebração Penitencial e Confissões

24/03 – QUINTA-FEIRA SANTA, INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS
19h30 – Matriz / São Bento / Puríssimo Coração de Maria

25/03 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DE CRISTO
6h – Caminhada Penitencial – Trajeto: Saída da Igreja Matriz Trindade em caminhada ao morro da Cruz.
15h – Paixão do Senhor – Matriz / São Bento.
19h – Procissão do Senhor Morto (da Capela Nª Sª de Guadalupe para São Bento)
19h30 – Procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores (da Divina Providência-Santa Mônica- para Igreja Matriz)

26/03 – SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL
18h – Puríssimo Coração de Maria.
19h30 – Matriz / São Bento.

27/03 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Missas nos horários normais na Matriz e nas Comunidades.

Confissões:
> Dia 22/03 (Terça) e 24/03(Quinta) das 9 às 11h e das 14h às 17 na secretaria paroquial na Trindade.
> Dia 25/03 (Sexta) das 6h às 12h na Igreja Matriz.

PAZ E BEM!