Pular para o conteúdo

Tempo da Quaresma

Quaresma é o tempo que precede e predispõe a celebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória ao batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recorrer com mais frequência às armas da penitência cristã: a oração, o jejum e a esmola. O sentido de mistério da quaresma não é facilmente entendido na piedade popular e não são colhidos alguns de seus grandes valores e temas, tais como a relação entre o “sacramento dos quarenta dias” e os sacramentos da iniciação cristã: batismo, crisma e eucaristia. Também não é bem presente o mistério de “êxodo” ao longo do itinerário quaresmal. Segundo uma constante na piedade popular, levada a se deter nos mistérios da humanidade de Cristo, na quaresma os fiéis concentram sua atenção na Paixão e Morte do Senhor.

O inicio dos quarenta dias de penitência é qualificado pelo austero símbolo das cinzas, que tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade que necessita ser remida pela misericórdia de Deus. Longe de ser um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como símbolo da atitude de coração penitente que cada batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal.

Apesar da secularização dos nossos dias o povo cristão percebe claramente que durante a quaresma é preciso orientar os ânimos para as realidades que verdadeiramente contam; que se exige empenho evangélico e coerência de vida, traduzida em boas obras, em formas de renúncia àquilo que é supérfluo e de luxo, em manifestações de solidariedade com os sofredores e os necessitados.Jesus-no-deserto