Retiro com os ministros da Sagrada Comunhão.

Os ministros da paróquia Santíssima Trindade participaram de um dia de retiro em Angelina no espaço das Irmãs Franciscanas de S. José no dia 20 de junho.

Confira as fotos Clicando AQUI!

A manhã consistiu em subir a Colina da Louvação, meditando o Cântico das Criaturas de S. Francisco cujas estrofes estão em quadros artísticos ao longo do caminho.

O Cântico das Criaturas ou Cântico do Irmão Sol, foi composto por Francisco de Assis em 1225. Francisco já carregava no seu corpo os estigmas e sofria de várias enfermidades. Depois de uma noite de muito sofrimento numa pequena cabana no mosteiro de S. Damião uma voz lhe dizia: “Alegra-te, vive em Paz”. Pela manhã chamou os Irmãos e cantou para eles esse maravilhoso cântico. Esta composição nasce dos valores do Evangelho que ele encarnou radicalmente em sua vida: a pura simplicidade, a pobreza e a paz. Das longas noites de oração na mais alta contemplação e profunda intimidade com Deus brota esse olhar maravilhado, devoto e respeitoso para com todas as criaturas. A todas ele chama de Irmão e Irmã reconhecendo nelas a paternidade universal de Deus. Há entre Francisco e as criaturas uma grande intimidade, quase que consanguinidade. Não se trata de uma afeição romântica, mas ele cultiva um profundo amor uma espécie de unidade cósmica. Ele descobre a alma que há em todos os seres viventes. “Há alguém no vento”. As seis estrofes dedicadas às criaturas são compostas numa estudada alternância de irmão e irmã, são três pares fraternos; Senhor Irmão sol e irmã lua e estrelas; irmão vento e irmã água; irmão fogo e mãe e irmã terra. Francisco quer uma fraternidade universal a partir de uma concepção teológica de fé reconhecendo que todas foram geradas pelo mesmo Pai por isso são irmãos e irmãs. Ele se aproxima de todas numa atitude de reverência e admiração sem o mínimo sentimento de apropriação ou algum outro interesse egoísta.

Os Ministros da Comunhão vivenciaram uma manhã muito frutuosa, como que entrando no interior de Francisco e contemplando as criaturas e a natureza na ótica dele. Além do conteúdo riquíssimo do Cântico o ambiente era perfeito. Da colina tem-se uma vista esplêndida da planície em baixo, das montanhas no outro lado de onde desce uma bela cascata, as plantas verdejantes e as flores emolduram o caminho por onde passava o cortejo dos retirantes.

O momento histórico também coincide com a Encíclica do Papa Francisco sobre ecologia que tomou o título das primeiras palavras do Cântico de Francisco: “Laudato si”.

Na parte da tarde os ministros tiveram um tempo forte de silêncio, meditando os mesmo tema da manhã e outros hinos bíblicos como salmos e passagens da Escritura que lembram a obra da criação. A missa na metade da tarde encerrou o dia.

Louvado seja o Altíssimo por tantas graças e bênçãos.IMG_0074