Semana Franciscana! Confira as fotos dos últimos dias da Programação!

SEMANA FRANCISCANA 2015 – PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE:

CONFIRA AS FOTOS A PARTIR DA PROGRAMAÇÃO!

PAZ E BEM!

A Paróquia Santíssima Trindade celebrou com fervor e grande participação de fiéis a semana franciscana. Em todas as missas de domingo, dia 27 de setembro foi feita a abertura da semana com convites a rezar para as vocações capuchinhas e outras. As famílias rezaram nas casas com uma vela acesa durante os sete dias, com orações apropriadas para cada dia. Foram distribuídos centenas de adesivos com as palavras franciscanas: PAZ E BEM para serem colados nos veículos.

Todas as noites da semana foi celebrada missa com temas específicos. As três primeiras noites foi seguido o folheto da Arquidiocese sobre a paz: paz no trânsito, na família e na ecologia. Todas as missas levaram a sérias reflexões e compromissos sobre os temas, e em todas nos ritos de entrada foram trazidos símbolos, bandeiras de cada comunidade que preparou a missa, e imagens franciscanas.

Na quinta feira, dia 1º de outubro foi celebrada a Vida Consagrada no contexto do ano da vida religiosa. Religiosas e religiosos de 4 congregações participaram desde a entrada, nas leituras bíblicas, preces e a homilia também foi conduzida por uma Irmã da Congregação da Catequistas franciscanas, Ir. Aroni Rahuen e pelo Frei Carlos David, Capuchinho. Frei Justino Felix Stolf presidiu a celebração e outros Freis concelebraram.

>Quinta-feira (01/10) > Dia do Idoso: Confira as Fotos AQUI!

Sexta feira dia 02 de outubro a missa celebrada com o tema da Encíclica do Papa Francisco: “Laudato si”. O assunto da ecologia integral, foi amplamente comentado por Frei Luís Antonio Frigo que presidiu, com o recurso de data show. Nesta e nas demais missas muitos catequizandos apresentaram belos trabalhos com temas franciscanos, ecológicos, familiares e relativos ao trânsito.

>Sexta-feira (02/10) > Laudato Si’– Encíclica do Papa Francisco, “Louvado Sejas”: Confira as Fotos AQUI!

No sábado, dia 03 de outubro foi celebrada a missa de S. Francisco com a liturgia do lecionário franciscano. A entrada foi solenizada com vários símbolos franciscanos, com a participação da equipe de liturgia e os quatro Freis. Na homilia foi destacada missão que Francisco recebeu no inicio da sua conversão de restaurar a Igreja, depois sua identificação com Cristo e os estigmas e o carisma da menoridade que ele escolheu para identificar a Ordem. Após a comunhão um jovem cantou o canto da “Perfeita alegria” com muita unção o que comoveu profundamente os fiéis.

No final da missa um grupo de jovens encenou o trânsito de S. Francisco. Introduziram Francisco agonizante numa maca e em frente ao espaço franciscano no presbitério com um narrador descrevendo os últimos momentos

de Francisco alternando com vários cantos e as palavras de Francisco com as derradeiras recomendações aos seus frades. Toda a apresentação tocou fortemente os presentes que aplaudiram calorosamente.

Depois da missa no salão da paróquia houve animada confraternização com os que haviam participado da celebração. Um ambiente fraterno nutrido com salgadinhos e bolo para comemorar a festa de Francisco marcou esta noite bem celebrada.

>Sábado (03/10) > Trânsito de São Francisco, Participação do Coral Santíssima Trindade, e encenação com os jovens do GOJ (Grupo de Oração Jovem Franciscana) e do GOU (Grupo de Oração Universitária – UFSC) : Confira as Fotos AQUI!

Domingo (04/10) > Dia de São Francisco de Assis:

No domingo dia 04 de outubro, festa litúrgica de S. Francisco, Frei Justino Stolf, celebrou a missa na TV Band, às 07h30, com animação do coral da Trindade e a equipe de liturgia da paróquia.

A programação principal do domingo foi a caminhada pela paz, proposta pela CNBB, como momento principal do ano da Paz. A caminhada iniciou na frente da igreja matriz passou pela UFSC, atravessou a avenida beira mar e dirigiu-se para o horto florestal do Córrego Grande. É um bosque amplo, com muita vegetação e alguns bichos. Lá em meio à natureza exuberante foi feito um percurso de 1.100 metros com reflexões sobre o Cântico das Criaturas. Cada uma das dez estrofes impressas num baner grande com figuras alusivas a cada tema. Jovens carregaram os baners em meio à multidão e cada estrofe era refletida por uma pessoa da comunidade, e um grupo de canto cantava com o povo cada uma delas. As pessoas testemunharam que foram profundamente envolvidas e tocadas pelo conteúdo do cântico vivido no meio da natureza. Uns dez jovens acompanharam a caminhada portando os baners, com uma roupa franciscana e os quatro Freis animaram toda a celebração vestidos com o hábito capuchinho.

Caminha Pela Paz > Confira as Fotos AQUI!

Ainda no domingo dia 04 de outubro, às 14h00, em frente à igreja Frei Carlos David, fez uma celebração com benção de animais trazidos pelas pessoas. Muitos cães, alguns gatos e passarinhos fizeram um festival de miados, latidos e cânticos dos pássaros como fundo musical enquanto o Frei fazia as orações e os aspergia.

Benção dos Animais > Confira as Fotos AQUI!

“Celebrar o Ano da Paz e o Ano da Vida Consagrada, rezando especialmente pelas Vocações Capuchinhas e, na festa de São Francisco de Assis – Arauto da Paz e Patrono da Ecologia -, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, fazer a Caminhada pela Paz.”

SOMOS DA PAZLOGO G.IMG_0046