Aconteceu no sábado (18/02) um encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2017, envolvendo as lideranças da Forania Florianópolis Norte.
O evento fez parte de um projeto de extensão da Faculdade Católica de Santa Catarina que objetiva apresentar a CF 2017 e desenvolver ações práticas referentes ao tema. Contou com a colaboração do corpo docente da Faculdade e com a participação das paróquias: Santíssima Trindade, Capelania Cristo Rei, Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, São Francisco Xavier, Nossa Senhora das Necessidades, Nossa Senhora de Guadalupe, Sagrado Coração de Jesus e Santo Antônio, do centro de Florianópolis.
A Campanha apresenta a temática dos “Biomas Brasileiros e defesa da vida”, em sintonia com a encíclica do papa Francisco, Laudato Si; tem por objetivo o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. O livro bíblico inspirador nos aponta um caminho que é o “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Após os estudos onde foi feito uma apresentação da situação dos seis biomas brasileiros, com destaque para o bioma Mata Atlântica, onde estamos inseridos, e as reflexões dos textos iluminadores, os participantes elencaram algumas propostas para o nosso agir: trabalhar a conscientização para a coleta seletiva do lixo e a reciclagem, acompanhar o poder público no cumprimento correto da coleta de lixo, cobrar do poder público a implantação de redes de esgoto sanitário, conscientizar as comunidades para o cuidado com a água e captar água da chuva para utilização doméstica e comercial, incentivar as comunidades para aderir ao programa ReÓleo, participar do Conselho Municipal, fazer parcerias com empresas, grupos e associações para o cuidado da casa comum.
Cuidar dos biomas brasileiros, além de ser uma ação de fé e cidadania, é uma demonstração de compromisso para com o Criador, que espera a conversão dos seus filhos e filhas, na proposta de uma ecologia integral como condição para a vida do Planeta.
Karla Santos Colombi