Vigília Pascal: Cristo ressuscitou! Aleluia!

Vigília Pascal Cristo Ressuscitou

A Vigília Pascal nos traz a mensagem de fé: Cristo Ressuscitou! Aquele que se entregou por nós, voltará no terceiro dia e nos mostrará a vitória sobre a morte!

Conduzida pelo Pároco, Frei Rivaldo Vieira, OFMCap, a celebração teve início do lado de fora da igreja com a benção do fogo. Neste momento o círio pascal foi preparado e aceso e a procissão de entrada se dirigiu ao interior da igreja, que estava com as luzes apagadas, até o altar. As velas dos fiéis presentes foram também acesas e foi cantada a Proclamação da Páscoa.

A liturgia desta data especial é um pouco diferente do que de costume. Desta maneira, após as luzes já acesas, leituras e salmos que contavam a história da Salvação foram proclamados. O Hino de Louvor, omitido durante toda a quaresma, voltou a ser entoado, motivado por Frei Rivaldo. Deu-se sequência a mais uma leitura, seguida do salmo e o trecho do evangelho de São Marcos sobre a ressurreição.

Em sua reflexão, Frei Rivaldo falou sobre a aliança entre Deus e a humanidade. Somos criados por Deus que nos fez livres para escolhermos nosso caminho. E mesmo que o pecado nos afaste de Deus, Ele não nos abandona. Firmou aliança com Abraão e resgatou seu povo do Egito. Caminhou com seu povo e guiou-o quando enviou líderes ao longo do tempo. Lembrou que ao assumirmos nossas escolhas, devemos ser responsáveis pelas suas consequências, pois Deus é fiel em sua escolha.

Nas leituras do novo testamento, a pessoa de Jesus é destacada. No batismo somos inseridos em Cristo, libertados do pecado e plenificados por sua ressurreição. Ainda assim, continuamos responsáveis por permanecer na caminhada com Cristo.

Frei Rivaldo destacou ainda, que precisamos amar mais a Igreja, pois todos somos parte dela. O compromisso é dever de todo cristão e este compromisso deve se iniciar na família, partir para a comunidade local e seguir até a sociedade em geral.

Concluiu suas palavras por lembrar das mulheres que foram ungir o corpo de Jesus no domingo pela manhã. Observou que precisamos ter esta mesma experiência pessoal com o Ressuscitado. Que Ele seja o grande motivo para a superação de nossas dificuldades e que a solidariedade e a empatia esteja em nossos corações.

A celebração seguiu com a Benção da Água, a aspersão dos fiéis presentes e a Renovação das Promessas do Batismo. A liturgia eucarística continuou com o ofertório até a comunhão.

Após os avisos finais, Frei Rivaldo desejou que o Ressuscitado esteja também nos corações de todos os presentes, assim como os que acompanharam a celebração online em suas casas.

“Ele ressuscitou, Ele vive no nosso meio! Aleluia! Aleluia!”