Pular para o conteúdo

VOCAÇÃO A VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

Neste terceiro domingo de agosto a Igreja celebra o Dia da Vida Religiosa Consagrada. Podemos afirmar que a Vocação à Vida Religiosa Consagrada, como toda a vocação é Dom muito especial de Deus! É expressão do seu Amor! Brota do coração de Deus e germina onde existe amor fraterno.

Creio que é oportuno trazer presente neste dia, o que o Papa Francisco ressalta em sua Carta Circular aos Consagrados e Consagradas. Ele lembra que as pessoas de nosso tempo esperam que testemunhemos o amor fraterno entre nós, a misericórdia e a ternura do Senhor, que aquece o coração, desperta a esperança e atraí para o bem. Lembra ainda aos consagrados e às consagradas que os homens e as mulheres de hoje esperam palavras de consolo, testemunhos de uma alegria verdadeira. Somos chamados/as a levar a todas as pessoas a experiência que fazemos do abraço de Deus, que se inclina com ternura de mãe sobre cada Religioso, cada Religiosa que acolheu o convite de seguir Jesus.

Somos chamados/as a manifestar o sorriso de Deus para todas as pessoas. A alegria nasce, cresce e se fortalece na experiência de fraternidade, como lugar teológico, onde cada um, cada uma é responsável pela fidelidade ao Evangelho.

Nestes tempos em que a fragmentação da razão leva ao individualismo estéril e à fragilidade nas relações que desagregam o cuidado do humano, somos convidados/as a humanizar as relações para favorecer a comunhão dos corações no modo do Evangelho.

Neste dia, a Vida Religiosa, é convidada a renovar sua opção de seguir os passos de Jesus, ser testemunha de uma realidade que nos habita e nos ultrapassa; ser um sinal que ajuda todas as pessoas a desvelar o rosto amoroso de Deus.

Irmã Maria Aroni Rauen