Pular para o conteúdo

Vocação, Dom do Amor de Deus

A verdadeira vida da pessoa humana é a vida de Deus. Esta vida inicia no batismo e vai se tornando uma realidade prática de cada dia, na medida em que seguirmos Jesus Cristo. Por isso somos chamados a ser Cristãos. Ser cristão é seguir Jesus, ser discípulo, tê-lo como Mestre e Senhor. Ele nos revela o amor de Deus Pai, ensina-nos a amá-lo e nos deixa ser orientado pelo Espírito Santo.
A vocação é um chamado, um desafio, um convite mas acima de tudo Dom. De fato, cada vocação específica, nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus. É ele que realiza cada passo.
Quem chama sempre deseja alguma coisa da pessoa a quem chama. Deus é a pessoa que chama, que escolhe e que precisa de sua resposta. Toda pessoa que é convidada ou chamada por Deus tem que ir além de si mesmo.
No mês de maio passado, celebramo vocação de Maria, ela que é o modelo de todas as vocações, de todo ser que é escolhido para responder ao chamado de Deus.
Maria também recebeu um chamado, e acolheu a esse chamado com grande alegria e disposição. A sua vocação está centrada na vontade de Deus de trazer seu Filho ao mundo, e escolheu Maria uma mulher simples, que sem hesitar respondeu sim, dizendo: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo vossa Palavra».
Maria disse Sim, uma vez e o disse a cada dia. Maria é a virgem que soube responder Sim ao chamado. Nunca abandonou seu filho. Isso quer dizer que Maria é a virgem fiel. Ela soube acolher com fé a palavra de Deus.
Na certeza de que Deus nos chama, escolhe e envia, reavivamos em nós a chama do Primeiro Amor e fixamos nossos olhos para reconhecer a nossa vocação, assim como Maria, que disse Sim ao projeto de Deus