Catedral prepara o Corpus Christi

Evento marca a instituição do Santíssimo Sacramento na Eucaristia

Nesta quinta-feira, as igrejas católicas do mundo inteiro estarão celebrando a festa de “Corpus Christi”. O evento, que mobiliza comunidades pela reflexão da instituição do Santíssimo Sacramento na Eucaristia, é uma tradição que acontece desde o século 13.
Em Florianópolis não será diferente. Fiéis se mobilizam na quinta-feira para confeccionar os tradicionais tapetes e trilhos, como forma de reviver a ?Última Ceia? de Jesus Cristo junto com os apóstolos, antes da crucificação.
Na Catedral, centenas de pessoas, já nas primeiras horas da manhã, iniciam a confecção dos tapetes. O trajeto de certa de 1 km, é realizado no entorno da Praça XV e é dividido por 34 equipes de trabalho, formado por pastorais, organismos, serviços da Catedral. Os colégios católicos do Centro, o Movimento Emaús e lideranças da Paróquia da Prainha também participam da confecção dos tapetes.
Tudo para que a partir das 15h seja realizada a Celebração Eucarística com procissão, presidida, por Dom Vito Schlickmann, bispo emérito da Arquidiocese de Florianópolis, e presença de padres e diáconos da Arquidiocese, acompanhada de centenas de fiéis.

HISTÓRIA
A lembrança da Paixão e Morte do Senhor não significa tristeza para os católicos, e sim, a fortificação da fé pelo ?Dom da Eucaristia?. O evento surgiu na Diocese de Liége, na Europa, pela iniciativa da religiosa Juliana de Mont Cornillon que, em suas visões que começaram a ocorrer em 1209, teria recebido uma mensagem de Jesus pedindo uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Irmã Juliana foi canonizada em 1599.
Em 1247, aconteceu a primeira Procissão Eucarística pelas ruas de Liége como festa diocesana, transformando-se, posteriormente, em festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica. Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou, pela ?Bula Transiturus?, a instituição da festa do Corpo de Cristo, mas a celebração só ganhou caráter universal definitivo 50 anos depois, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula nas Constituições Clementinas de Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou o Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
A partir de oficialização de Corpus Christi, a festa passou a ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Os católicos do mundo todo agradecem, então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.