Estudos Bíblicos – 7º encontro – Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos

Os encontros de setembro trataram do Evangelho de Lucas e dos Atos dos Apóstolos. O caminho de Jesus (Evangelho) e o caminho da Igreja (Atos dos Apóstolos) revelam o caminho da Salvação, cujo protagonista principal é o Espírito Santo.

O Evangelho de Lucas foi escrito ao redor do ano 90, provavelmente em Antioquia da Síria, por Lucas, conforme se acreditava no segundo século. Pessoa culta e muito sensível. Não conheceu Jesus pessoalmente. Um pagão (de origem grega), convertido à fé cristã. Médico e companheiro de Paulo (cf. Cl 4,14; Fm 24; 2Tm 4,11; At 16,10s; 20,6s). Escreveu o Evangelho com o intuito de ajudar as comunidades a enfrentarem crises e problemas com o embasamento cristão.

Já o livro Atos dos Apóstolos é a continuação do Evangelho de Lucas. Foi escrito ao redor do ano 90. Por que foi escrito? Um dos motivos foi que o grande fervor vivido pela primeira geração de discípulos e discípulas estava esfriando. Já não tinham tanta clareza a respeito de Jesus e seu projeto. Culturas e filosofias diversas proporcionavam maneiras diferentes de pensar e agir, nem todas voltadas para a defesa e promoção da vida. Conflitos externos levam a perseguições e mortes dos seguidores e seguidoras de Jesus. Conflitos internos levam ao perigo de divisões, totalmente contrárias aos ensinamentos do Mestre de Nazaré. Era preciso posicionar-se. Nada de cansaços ou comodismo. Nada de fechamento. O caminho era voltar às origens do Movimento de Jesus e aprofundar o seu significado para o novo contexto em que viviam as comunidades cristãs. Era preciso refazer o “Caminho da Palavra”, cujo protagonista principal foi o Espírito Santo.

Confira mais fotos AQUI.