Pular para o conteúdo

Formação para Catequistas – curso de Extensão. Confira como foi o 1º encontro!

A Paróquia Santíssima Trindade, com apoio da FACASC, está realizando a Formação para Catequistas, que está com as inscrições esgotadas. O objetivo de oferecer uma formação sistemática e contínua para catequistas, agentes de pastorais e comunidade. Aprofundar e vivenciar a Inciação da Vida Cristã, com momentos de celebrações, partilha e trabalhos práticos.

O primeiro encontro reuniu catequistas da nossa paróquia e de outras comunidades, e recebemos com carinho outras pessoas que querem ser catequistas, levando espiritualidade e fé, anunciando a Palavra e semeando o Reino de Deus.

O tema do encontro foi ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA, e foi apresentado pelo Ariel.

 

A formação do Catequista: espiritualidade pessoal e comunitária

A formação dos catequistas está fundamentada em duas dimensões básicas: pessoal e comunitária.

E a formação da espiritualidade, em especial do catequista, deve levar em conta estas dimensões. – Pessoal: bíblica e cristocêntrica; – Comunitária: eclesial, litúrgica.

A prioridade na formação é o desenvolvimento humano e cristão do catequista. De modo que ajude o catequista a desenvolver sua afetividade, seu controle emocional e a valorização de si mesmo e dos outros. A missão do catequista exige uma formação espiritual (Lc 4,1-2). Isso pode ser feito através de uma intensa vida sacramental. A oração e a meditação da mensagem de Cristo, as atitudes de caridade, humildade e prudência são experiências de grande convívio com Deus, sempre em favor dos irmãos. A animação da espiritualidade deve ser permanente, pois ela vai influenciar a metodologia (método = caminho, via) e a pedagogia usada pelo catequista para que a mensagem seja transmitida com entusiasmo e coragem.

Formação Bíblica

A Bíblia é o principal texto da catequese. Nela, encontramos as qualidades da vida espiritual do catequistas, com pistas na trajetória da própria vida de Jesus.
quadro 1º encontro
Formação Cristocêntrica

Compreende a formação teológica e doutrinal, que ajudará o catequista a amadurecer sua fé, para transmitir melhor aos catequizandos. Essa formação trata dos principais temas da mensagem cristã, tendo como centro o Mistério de Cristo. O essencial da espiritualidade do catequista é a comunhão íntima com Cristo: “Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fil 2,5-18). Por isso, o objetivo de toda a formação catequética é levar o catequista a saber animar eficazmente um itinerário catequético, no qual, através das etapas necessárias, anuncie Jesus Cristo. O catequista é, então, um discípulo de Cristo que vive na obediência da fé o seguimento existencial do Senhor Jesus e esta condição de discípulo, que escuta o Mestre e vive em dependência pessoal dele, é uma característica fundamental da vocação do catequista.

Formação Eclesial

Fé de um povo O tomar consciência, por parte do catequista, que recebe a sua missão da igreja e a exerce em nome dela, exige que a própria vida espiritual do catequista se alimente da vida eclesial, que a Igreja seja a sua casa. A espiritualidade eclesial é a participação nos sinais de santidade da Igreja: a Palavra, os sacramentos, a oração, a fraternidade, os carismas, as vocações. O educador da fé vive a dialética da fé com humildade e fortaleza: humildade porque sabe que o dom recebido o supera, e fortaleza para proclamar que o Evangelho é força e sabedoria de Deus. A espiritualidade eclesial, da comunidade que se reúne, conserva suas verdades naquilo que chama de Teologia. Um conteúdo que é guardado para servir de ensinamento aos interessados pela mesma comunidade de fé. Através das virtudes teologais, o catequista participa do Espírito que guia a Igreja e, por conseguinte, realiza a sua atividade na Igreja. Acredita, por isso anuncia: a missão de transmitir a fé, o catequistas só a poderá realizar se está, ele próprio, totalmente inserido na fé, pois só sendo mestre no Mestre é que se realiza um verdadeiro ensino da fé cristã. O discípulo de Cristo não guarda apenas a fé, mas também a professa, anuncia e transmite. Dá razões da sua esperança: o catequista vê com esperança a ação de anunciar a Palavra de Deus. A esperança, como virtude teologal, fundamenta-se apenas em Deus e em Sua Palavra. No seu trabalho apostólico, o catequista precisa ter consciência da importância que esta virtude tem na sua vida. É ela que há de ajudar a superar os obstáculos e dificuldades próprios missão de catequizar. A Igreja é o lugar onde todos esperamos juntos. Conhece o Senhor, acredita no amor: o catequista ama os seus catequizandos. O Senhor pede que tal como Ele, sejamos capazes de amar (1Cor 13,4-7). A ação catequética será levada a cabo de acordo com a imagem que o catequista tem de Deus. O amor que guia o catequista no seu ministério provém de Deus, é um dom que o catequista experimenta na sua comunhão de vida com o Senhor. Anunciar o amor de Deus é o mesmo que viver esse amor. Aprender de São Francisco de Assis: “Hoje, vamos sair para evangelizar, se necessário, usaremos palavras”. Para viver esta união com Cristo, em Igreja, o catequista precisa se alimentar com os auxílios espirituais comuns a todos os fieis, pela participação ativa na Liturgia e pela união entre a fé professa e a fé vivida, isto sempre com o auxílio da oração.
Confira as fotos do 1º encontro que ocorreu dia 18/02 no auditório do Centro de Pastoral, com tema ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA.

Os três tipos de formação do catequista acima, foi uma parte do material utilizado no 1º encontro, bastante profundo e vivenciado por todos os que estavam presentes.

Acolhemos com muito carinho as vossas inscrições, e lembramos que o próximo encontro será dia 10/03 às 19h no auditório do Centro de Pastoral!

Confira algumas fotos do 1° encontro CLICANDO AQUI!

PAZ E BEM!