Info Fraternos N° 239

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

“Prevaleceu entre os santos Padres o costume de chamar a Mãe de Deus toda santa, imune de toda a mancha de pecado, como que plasmada pelo Espírito Santo, e formada nova criatura. Dotada desde o primeiro instante de sua conceição dos esplendores de uma santidade inteiramente singular, a Virgem de Nazaré é por ordem de Deus saudada pelo Anjo anunciador como cheia de graça”. (LG 56).

Maria é a Imaculada. Única entre todas as criaturas isenta de qualquer mácula de pecado desde o seu nascimento até o ocaso de sua vida. Destinada a ser Mãe de Deus é preparada pelo Espírito Santo e plenificada pela graça e benevolência de Deus, e jamais conheceu culpa. Sua santidade inteiramente singular e perfeita é fruto de um contínuo crescimento. O “Sim” da anunciação foi o sim de todos os dias na sua entrega total e incondicional à vontade de Deus. Imaculada, não só por não ter pecado, mas porque oferece a Deus todos os dias um amor puro e desinteressado. Deus é absoluto Senhor de sua alma, espírito, mente e coração. Tudo nela é de Deus e para Deus. Por isso o Anjo a saúda como “cheia de graça”. Ela é repleta do amor cativante de Deus.

“O Senhor está contigo”. É o grande momento da história em que Deus realiza sua promessa de enviar o Emanuel, o “Deus conosco”. E o faz por meio de Maria. A grandeza e santidade de Maria não lhe permitem pensar somente em si. O Deus que se encarna nela é para todo o povo. A proximidade dela com Deus é a nossa proximidade, sua alegria a nossa alegria.

Coroada de tanta glória e prerrogativas ela permanece profundamente humilde e continua a chamar-se a “serva do Senhor”. Jamais o orgulho tomou conta do seu coração. Grande aos olhos de Deus continua pequena aos seus próprios olhos.

INFORMATIVOS GERAIS!

Encontro em preparação ao Batismo e Matrimônio – A Paróquia oferece um encontro para os pais que tem filhos para batizar e não são casados no religioso. É uma preparação para os dois sacramentos e será no dia 25 de outubro. Informações e inscrição na secretaria paroquial.

Encontro de estudo inter-religioso – Haverá mais um encontro das religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, com palestra de um representante de cada uma delas. O tema: Tolerância: por uma cultura do diálogo. Será no dia 12/11- às 19h30. E no dia 13/11 será feita uma celebração pela paz com participação das mesmas religiões. Local: Auditório da Paróquia da Santíssima Trindade.

Site da Paróquia – A paróquia mantem um site que pode ser acessado para ter informações, saber das atividades, acompanhar celebrações e eventos com fotos e textos atualizados. Pedimos que os fiéis acompanhem a caminhada da paróquia por esse meio, e esperamos contribuições, sugestões, críticas e outras formas de colaboração. Para acessar basta digitar: www.paroquiadatrindade.com

Reuniões:

Dia 16/10 – 5ªf. – às 19h30 – no Centro de Pastoral – Meces.

Dia 16/10 –5ª f. – às 19h30 – no Centro de Pastoral preparação para o Batismo.

Primeiras Eucaristias –

12/10 – Domingo – 10h00 – Matriz – Primeira Eucaristia para os catequizandos do Puríssimo Coração de Maria.

16/10 – 5ªf. – 19h30 – Igreja matriz Renovação das promessas do Batismo para os catequizandos da matriz.

16/10 – 5ª f. – 19h00 – Comunidade São José, confissões para os catequizandos da primeira eucaristia.

18/10 – sábado – 10h30 – Matriz confissões para os catequizandos da primeira eucaristia.

18/10 – sábado – 19h30 – Comunidade São José – Primeira Eucaristia.

19/10 – Domingo – 10h00 – Matriz – Primeira Eucaristia.

Maria, a Mãe da evangelização.

Na cruz, quando Cristo suportava em sua carne o dramático encontro entre o pecado do mundo e a misericórdia divina, pôde ver a seus pés a presença consoladora da Mãe e do amigo. Naquele momento crucial, antes de declarar consumada a obra que o Pai lhe havia confiado, Jesus disse a Maria: “Mulher, eis o teu filho!”. E, logo a seguir, disse ao amigo bem-amado: “Eis a tua mãe!”. Estas palavras de Jesus, no limiar da morte, não exprimem primariamente uma terna preocupação por sua Mãe; mas são, antes uma fórmula de revelação que manifesta o mistério de uma missão salvífica especial. Jesus deixava-nos a sua Mãe como nossa Mãe. E só depois de fazer isso é que Jesus pôde sentir que “tudo se consumara”. Ao pé da cruz, na hora suprema da nova criação, Cristo nos conduz a Maria; conduz-nos a Ela, porque não quer que caminhemos sem uma mãe; e, nesta imagem materna, o povo lê todos os mistérios do Evangelho. Não é do agrado do Senhor que falte à sua Igreja o ícone feminino.

Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura. Ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor. É a amiga solícita para que não falte o vinho na nossa vida. É aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas.

(EG 285-286- Papa Francisco)