Informativo Semanal – 2° Domingo Domingo da Quaresma

21/02 a 27/02/2016 I nº 298
2º Domingo da Quaresma

Escutar Jesus

Tudo acontece durante a oração de Jesus: “enquanto orava, a aparência de seu rosto mudou”. Jesus, recolhido profundamente, acolhe a presença do Pai, e seu rosto muda. Os discípulos percebem algo de sua identidade mais profunda e escondida. Algo que não podem perceber na vida cotidiana.

Lucas diz que os discípulos não entenderam nada, uma vez que “eles caíam de sono” e apenas “ao despertar-se” captaram algo. Pedro só sabe que ali se está muito bem e que essa experiência não deveria acabar. Lucas diz que Pedro ”não sabia o que ele estava dizendo”.

Portanto, a cena termina com uma voz e um mandato solene. Os discípulos se veem envoltos em uma nuvem. Assustam-se porque tudo aquilo os supera. No entanto, daquela nuvem sai uma voz: “Este é meu Filho, o escolhido. Ouvi-o”. A escuta deve ser a primeira atitude dos discípulos.

Nós, os cristãos de hoje precisamos urgentemente “internalizar” a nossa religião se quisermos reavivar a nossa fé. Não é o suficiente ouvir o Evangelho de maneira distraída, rotineira e cansada, sem qualquer desejo de escutar. Também não basta uma escuta inteligente preocupada só em entender.

Precisamos ouvir o Jesus vivo no fundo do nosso ser. Nossa fé seria mais forte, mais alegre, mais contagiante.

J.A. Pagola.

Avisos da Semana

1. Inscrições para Catequese estão abertas a partir de 1º de fevereiro – Para a primeira eucaristia a idade é 9 anos completos ou a completar no ano. Para a crisma a idade é 12 anos. As turmas de eucaristia e crisma de 2º ano começam a partir do dia 22/02, conforme horário do catequista. Para a Catequese de adultos para qualquer idade, as vão inscrições até final de fevereiro.

2. Confissões – Adoração – Via sacra – Todas as sextas feiras a igreja matriz fica aberta e o Santíssimo exposto sobre o altar para adoração. E na igreja também há um Frei à disposição para ouvir confissões. E durante a quaresma os fiéis são convidados a participar da via sacra às 18h30.

3. Reuniões: Atividades no Centro de Pastoral.
>Dia 23/02 às 19h30: Coordenação da Pastoral da Solidariedade. (Grupos, pastorais e casas que atuam com ações sociais)
>Dia 24/02 às 18h00: Pastoral da Pessoa ldosa (PPI)
>Dia 24/02 às 19h30: CPP (Conselho de Pastoral Paroquial); Coordenação, CPCs. e coordenadores de pastorais e movimentos.>Dia 25/11 às 19h30: Pastoral do Dízimo.
>Dia 26/02 às 19h30: Pastoral Familiar.

4- Dia 25/02 às 19h30: Auditório do Centro de Pastoral. Aula inaugural do Curso de Extensão Estudos Bíblicos.

5- Grupo de gestantes: Todas as 5ª feiras, das 14h às 16h no C. de Pastoral.

6- Voluntários para a Pastoral da Solidariedade. A Pastoral da Solidariedade convida você para ser um voluntário e ajudar-nos! Para mais informações entrar em contato com Luzia 3025-6772.

7- Seja um voluntário, ajude as pessoas idosas na PPI.
Com apenas uma visita por mês, você pode transformar a vida de pessoas necessitadas com mais de 60 anos, com seu carinho e atenção. Participe da 1ª reunião de trabalho de 2016. Dia 24/02 às 18 horas no Centro de Pastoral.

8- Projeto Musical Amor e Fé – (Com. NªSª de Guadalupe)– Convidamos para os cursos de: Violão, Flauta e Técnica Vocal. As inscrições serão feitas após as missas de Domingo na Com. NªSª de Guadalupe ou no telefone:(48) 9821-5911- Nésia.
9- Sessão especial na ALESC(Assemb. Legislativa): Dia 23/02 (3ª) às 19h haverá um sessão especial na ALESC sobre a CFE 2016.

10-Jornada de estudos CFE: 29/02 (2ª) das 8h às 19h30 na FACASC, haverá uma jornada de estudos e debates sobre a CFE 2016.

CFE 2016 – “Casa Comum- Nossa Responsabilidade”

O cuidado com a Casa Comum não depende apenas do poder público. Exige uma profunda mudança na forma como nos relacionamos com os recursos naturais. Individualmente também somo responsáveis. Se jogarmos lixo na rua, entupiremos os bueiros e, certamente, na próxima chuva forte, teremos que lidar com as enchentes. Este é apenas um exemplo de situação.

Como cidadãos e cidadãs, temos a responsabilidade de zelar pelos bens e espaços coletivos (que são de todos nós).

Algumas atitudes a refletir EM CASA:

1-Uso a água com cuidado e economia?

2– Tenho algum hábito que posso mudar? (Fechar a torneira enquanto escovo os dentes? Costumar apagar a luz ao sair de um cômodo?)

3- Você incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água na rua?

4- Que destino você dá aquele óleo de cozinha que não pode mais ser utilizado?

5-Você separa o lixo reciclável do lixo orgânico? Você sabia que o Parque Ecológico do Córrego Grande tem coleta de lixo orgânico? Basta você levar até lá.

PAZ E BEM!