Paróquia inicia novenário em honra à Santíssima Trindade

Na noite desta sexta-feira, 03, a Paróquia Santíssima Trindade, em Florianópolis, iniciou o novenário em honra à padroeira Santíssima Trindade. A abertura se deu com a realização da santa missa, às 19h, na Igreja Matriz. A celebração foi presidida pelo frei Carlos Gonzaga Vieira, OFMCap, nascido na capital, pertencente à Província São  Lourenço de Brindes – Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina. Atualmente, é reitor do Santuário Bom Jesus de Cana Verde (PR).

O tema para o novenário deste ano remete ao Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco que propõe a meditação sobre a comunhão, participação e missão dos fiéis. E como forma de unidade com a Igreja, a Paróquia escolheu como tema da Festa 2022: “Com a Trindade, caminhamos juntos”.

Durante a homilia frei Carlos relembrou as diferenças entre os membros de uma mesma família e apresentou que, mesmo diferentes, há uma unidade quando todos estão unidos ao mistério da Trindade. “Quando a família não olha para Deus… os membros se esquecem que  foram feitos para unidade e para a comunhão”, afirma. “Contemplando a Santíssima Trindade, venceremos a odiosa divisão”, diz o frei ao comentar a história do ícone dos três anjos que remetem a imagem da Santíssima Trindade.

A celebração desta sexta contou com a participação do cortejo português, em louvor ao Divino Espírito Santo, e dos freis capuchinhos da fraternidade desta capital.

Para frei Rivaldo Vieira, OFMCap, pároco da Igreja da Trindade, que pela primeira vez pôde acompanhar e curtir o cortejo português, a participação dos paroquianos foi uma grata surpresa. “Fiquei muito feliz com o que celebramos nesta noite”, comenta.

Após a celebração eucaristica, na praça de alimentação montada no estacionamento da igreja, foi oferecido o “café partilhado” a todos.

Frei Carlos Gonzaga deixa uma mensagem aos paroquianos da Trindade

“Querida comunidade da Trindade, vocês tem o maior de todos os padroeiros. Vocês têm o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a Santíssima Trindade. É uma comunhão tão perfeita, uma unidade tão linda.

O Pai vive para o Filho, o Filho vive para o Pai e, o Espírito Santo une os dois. Nesta unidade perfeita, eu diria a você família, à paróquia, às pastorais, aos movimentos, à Igreja, até o mundo do trabalho onde você vive, se espelhe na Santíssima Trindade.

Vivam um para o outro e busquem esta comum unidade. Quando um vive para o outro esse amor é tão grande que eles também vivem para a humanidade e para Deus. Quando um vive para o outro, se alcança a unidade, a paz, o querer bem, o amor entre todos…

Se inspirem e se espelhem na Santíssima Trindade que vocês terão famílias maravilhosas e terão uma paróquia maravilhosa”.

Clique aqui e confira a programação completa da Festa.