Vigília de Natal leva fiéis à contemplação do mistério do nascimento de Jesus

A celebração da Vigília de Natal, realizada na noite do dia 24 de dezembro na Paróquia Santíssima Trindade foi marcada pela fé. Os fiéis participaram da missa com muita devoção e contemplaram o mistério do nascimento do Menino Jesus.

Durante a homilia, Frei Rivaldo Vieira, OFMCap, pároco da Paróquia da Trindade, disse que Deus, em sua grandeza e poder, quis manifestar seu amor na fragilidade de um bebê dentro de uma gruta, na manjedoura, rodeada de animais. Segundo ele, o gesto expressa o quanto Deus quis estar perto do homem, assumindo sua humanidade para também a redimi-la.

O frei Rivaldo também lembrou que neste ano a Igreja celebra os 800 anos do presépio de Greccio, que foi produzido por São Francisco de Assis, na Itália. Por ocasião da celebração, o Papa Francisco concedeu a Indulgência Plenária do Presépio de Greccio para quem visitar um presépio em uma igreja franciscana no período de 8 de dezembro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024.

[Leia também: Papa concede Indulgência Plenária de Greccio]

Ao final da missa, o frei conduziu a imagem do Menino Jesus até o presépio montado ao lado da capela do Santíssimo e realizou a “Oração ao Menino Jesus”. Assista aqui a Missa da Vigília de Natal.

O estudante de engenharia e paroquiano Filomeno de Jesus, natural de Timor Leste, aproveitou a celebração para desejar um feliz natal aos paroquianos da Trindade. “Feliz Natal para todos nós aqui em Florianópolis, especialmente, para todos da Paróquia da Trindade. Espero que esse Natal seja uma inspiração de novos desejos para o ano que vem”, afirmou.

Confira as imagens da celebração.

Por José Allison Santos
Jornalista, Paróquia Santíssima Trindade