Também conhecida como Santa Ângela de Bréscia, nasceu em 21 março de 1470 em Disenzano, Lombardia, Itália. Ficou órfã com 10 anos e com sua irmã foi criada pelo tio.
Sua irmã morreu repentinamente, sem receber os últimos sacramentos e isto deixou Ângela muito triste. Ela se tornou um membro da Terceira Ordem Franciscana e orava com frequência pela alma de sua irmã.
Aos 20 anos, seu tio faleceu e ela teve que voltar para sua casa em Disenzano. Ali ela converteu sua casa em uma escola para ensinar catecismo às crianças e fundou uma congregação dedicada a treinar jovens religiosas. Logo abriu a segunda escola em Bréscia.
Em 1524 Angela fez uma peregrinação a Terra Santa e quando estava na ilha de Creta ficou cega. Parou a sua peregrinação e voltou a Roma onde foi recebida pelo Papa Clemente VII (1523-1534).
No dia 25 de novembro de 1535, fundou a Ordem de Santa Úrsula onde serviu com superiora por 5 anos, vindo a falecer em 27 de janeiro de 1540.
Seu corpo foi enterrado na igreja de Santa Afra. A Ordem das Ursulinas receberam aprovação papal em 1544 e Santa Ângela é especialmente venerada em Bréscia e nas comunidades Ursulinas. Foi canonizada em 1807.
Frases de Santa Ângela de Mérici (clique para gerar a imagem)