Liturgia

SÁBADO DA 34ª SEMANA - TEMPO COMUM

Seja dado o reino e o poder ao povo dos santos do Altíssimo
Leitura da Profecia de Daniel 7, 15-27
Fiquei chocado em meu íntimo: eu, Daniel, fiquei aterrorizado com estas coisas, e as visões da imaginação me deixaram perturbado.
Aproximei-me de um dos presentes e pedi-lhe que me desse explicações sobre o significado de tudo aquilo. Respondeu-me, fazendo-me conhecer a interpretação das coisas:
Estes quatro possantes animais são quatro reinos que surgirão na terra;
mas os que receberão o reino, são os santos do Altíssimo; eles ficarão de posse do reino por todos os séculos, eternamente. `
Depois, quis ser mais bem informado a respeito do quarto animal, que era bastante diferente dos outros e o mais terrível de todos, com seus dentes de ferro e garras de bronze, sempre devorando e triturando, e calcando aos pés o que restava;
e ainda a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e sobre o outro que nascera e fizera cair outros três, sobre o chifre que tinha olhos e boca, e que fazia ouvir uma fala forte, e era maior que os outros.
Eu continuava a olhar, e eis que este chifre combatia contra os santo e vencia,
até que veio o Ancião de muitos dias e fez justiça aos santos do Altíssimo, e chegou o tempo para os santos entrarem na posse do reino.
Respondeu-me assim: 'O quarto animal é um quarto reino que surgirá na terra, e que será maior do que todos os outros reinos; há de devorar a terra inteira, espezinhá-la e esmagá-la.
Quanto aos dez chifres do reino, serão dez reis; um outro surgirá depois deles, e este será mais poderoso do que seus antecessores, e abaterá os três reis,
e articulará insolências contra o Altíssimo e perseguirá seus santos e se julgará em condições de mudar os tempos e a lei; os santos serão entregues ao seu arbítrio por um tempo, por tempos e por um meio-tempo;
o tribunal se estabelecerá, e ao chifre será tirado o poder, até ser destruído e desaparecer para sempre;
e então, que seja dado o reino, o poder e a grandeza dos reinos que existem sob o céu ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é um reino eterno, e a quem todos os reis servirão e prestarão obediência. '
Palavra do Senhor.
Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
R.
Filhos de Israel, bendizei o Senhor!
R.
Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!
R.
Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
R.
lmas dos justos, bendizei o Senhor!
R.
Santos e humildes, bendizei o Senhor!
R.
Ficai atentos a fim de terdes força
para escapar de tudo o que deve acontecer
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 34-36
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós;
pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem. '
Palavra da Salvação.

SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO - SANTORAL

A fé vem da pregação
e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10, 9-18
Irmãos:
Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação.
Pois a Escritura diz: 'Todo aquele que nele crer não ficará confundido'.
Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam.
De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.
Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue?
E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: 'Quão belos são os pés dos que anunciam o bem'.
Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: 'Senhor, quem acreditou em nossa pregação?'
Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois 'a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo'.
Palavra do Senhor.
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, / a noite à noite publica esta notícia.
R.
Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz.
R.
Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4, 18-22
Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.
Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. '
Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.
Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
Palavra da Salvação.