5ª-FEIRA DA 8ª SEMANA - TEMPO COMUM

A obra do Senhor está cheia da sua glória.
Leitura do Livro do Eclesiástico 42, 15-26 (Gr. 15-25)
Vou recordar as obras do Senhor, vou descrever aquilo que vi. Pelas palavras do Senhor foram feitas as suas obras, de acordo com a sua vontade realizou-se o seu julgamento.
O sol brilhante contempla todas as coisas, e a obra do Senhor está cheia da sua glória.
Os santos do Senhor não são capazes de descrever todas as suas maravilhas. O Senhor todo-poderoso as confirmou, para que tudo continuasse firme para sua glória.
Ele sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias.
Pois o Altíssimo possui toda a ciência e fixa o olhar nos sinais dos tempos; Ele manifesta o passado e o futuro e revela as coisas ocultas.
Nenhum pensamento lhe escapa e nenhuma palavra lhe fica escondida.
Pôs em ordem as maravilhas da sua sabedoria, pois só Ele existe antes dos séculos e para sempre.
Nada lhe foi acrescentado, nada tirado, e Ele não precisa de conselheiro algum.
Como são desejáveis todas as suas obras brilhando como centelha que se pode contemplar!
Tudo isso vive e permanece sempre, e em todas as circunstâncias tudo lhe obedece.
Todas as coisas existem aos pares, uma frente à outra, e Ele nada fez de incompleto:
uma coisa completa a bondade da outra, quem, pois, se fartará de contemplar a sua glória?
A palavra do Senhor criou os céus.
Dai graças ao Senhor ao som da harpa, / na lira de dez cordas celebrai-o!Cantai para o Senhor um canto novo, / com arte sustentai a louvação!
Pois reta é a palavra do Senhor, / e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, / transborda em toda a terra a sua graça.
A palavra do Senhor criou os céus, / e o sopro de seus lábios, as estrelas. Como num odre junta as águas do oceano, / e mantém no seu limite as grandes águas.
Adore ao Senhor a terra inteira, / e o respeitem os que habitam o universo!Ele falou e toda a terra foi criada, / ele ordenou e as coisas todas existiram.
Senhor, que eu veja!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10, 46-52
Naquele tempo:
Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.
Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'
Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!'
Então Jesus parou e disse: 'Chamai-o'. Eles o chamaram e disseram: 'Coragem, levanta-te, Jesus te chama!'
O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
Então Jesus lhe perguntou: 'O que queres que eu te faça?' O cego respondeu: 'Mestre, que eu veja!'
Jesus disse: 'Vai, a tua fé te curou'. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

SÃO JUSTINO, MÁRTIR - SANTORAL

Nós pregamos Cristo crucificado.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 18-25
Irmãos:
A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus.
Com efeito, está escrito: 'Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes'.
Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo?
De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que crêem por meio da insensatez da pregação.
Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria;
nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus.
Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
De todos os temores o Senhor me libertou.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha!Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.
O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
Vós sois a luz do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 13-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.
Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.
Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus'.