21º DOMINGO - TEMPO COMUM

Eu o farei portar aos ombros
a chave da casa de Davi.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 22, 19-23
Assim diz o Senhor a Sobna, o administrador do palácio:
`Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo.
Acontecerá que nesse dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias,
e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.
Eu o farei portar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir.
Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai.
Ó‚ Senhor, vossa bondade é para sempre! completai em mim a obra começada!
Ao Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma.
Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, / e de longe reconhece os orgulhosos. ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada, / esta obra que fizeram vossas mãos!
Tudo é dele, por ele, e para ele.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 11, 33-36
À profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos!
De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição?
Na verdade, tudo é dele, por ele, e para ele. A ele, a glória para sempre. Amém!
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16, 13-20
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas. '
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. '
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus. '
Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

SANTA MÔNICA - SANTORAL

Como o sol que se levanta nas alturas do Senhor,
assim o encanto da boa esposa na casa bem ordenada.
Leitura do Livro do Eclesiástico 26, 1-4. 16-21 (gr. 1-4. 13-16)
Feliz o marido que tem uma boa esposa: o número de seus dias será duplicado.
A mulher virtuosa é a alegria do marido, que passará em paz os anos de sua vida.
Uma boa esposa é uma herança excelente, reservada aos que temem o Senhor.
Rico ou pobre, seu marido tem alegria no coração, e em qualquer circunstância mostra um rosto prazenteiro.
A graça da mulher é a delícia do marido
e seu senso prático lhe revigora os ossos.
Mulher amiga do silêncio é dom do Senhor e nada é comparável à alma bem educada.
Mulher pudica é graça primorosa,
e não há medida que determine o valor da alma casta.
Como o sol que se levanta nas alturas do Senhor, assim o encanto da boa esposa na casa bem ordenada.
Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
Senhor, meu coração não é orgulhoso, / nem se eleva arrogante o meu olhar; / não ando à procura de grandezas, / nem tenho pretensões ambiciosas!
Fiz calar e sossegar a minha alma; / ela está em grande paz dentro de mim, / como a criança bem tranqüila, amamentada / no regaço acolhedor de sua mãe.
Confia no Senhor, ó Israel, / desde agora e por toda a eternidade!
Jovem, eu te ordeno, levanta-te!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 11-17
Naquele tempo:
Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão.
Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava.
Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: 'Não chores!'
Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: 'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!'
O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.
Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: 'Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo. '
E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira, e por toda a redondeza.