Pular para o conteúdo

Liturgia


2ª-FEIRA DA 9ª SEMANA - TEMPO COMUM

Tobias andava nos caminhos da verdade e da justiça.
Início do Livro de Tobias 1, 3; 2, 1a-8
Eu, Tobit, andei nos caminhos da verdade e da justiça, todos os dias da minha vida. Dei muitas vezes esmolas aos meus irmãos e compatriotas, que comigo foram deportados para Nínive, no país dos assírios.
No dia da nossa festa de Pentecostes, que é a festa das Sete Semanas, prepararam-me um excelente almoço, e reclinei-me para comer.
Quando puseram a mesa com numerosas iguarias, disse ao meu filho Tobias: 'Vai, filho, vai procurar, entre nossos irmãos deportados em Nínive, algum que, de todo o seu coração, se lembre do Senhor, e traze-o aqui para comer comigo. Assim, meu filho, ficarei esperando até que voltes.
Tobias saiu, pois, à procura de um pobre entre nossos irmãos. E voltou dizendo: 'Pai!' Respondi: 'Que há, meu filho?' Continuou Tobias: 'Um homem do nosso povo foi morto e lançado à praça pública. E ainda se encontra lá, estrangulado'.
Levantei-me de um salto, deixando o almoço, sem prová-lo. Tirei o cadáver do meio da praça e depositei-o numa das dependências da casa, esperando o pôr-do-sol para enterrá-lo.
Ao voltar, lavei-me e, entristecido, tomei minha refeição.
Lembrei-me das palavras do profeta Amós, ditas contra Betel: 'Vossas festas se transformarão em luto e todos os vossos cantos em lamentação'.
E chorei. Depois que o sol se escondeu, fui cavar uma sepultura e enterrei o cadáver.
Meus vizinhos zombavam, dizendo: 'Ele ainda não tem medo. Já foi procurado para ser morto por este motivo, e teve que fugir. No entanto, está de novo sepultando os mortos!'
Palavra do Senhor.
Feliz aquele que respeita o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Feliz o homem que respeita o Senhor / e que ama com carinho a sua lei!Sua descendência será forte sobre a terra, / abençoada a geração dos homens retos!
R.
Haverá glória e riqueza em sua casa, / e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, / como luz brilha nas trevas para os justos.
R.
Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente!
R.
Agarraram o filho querido, o mataram,
e o jogaram fora da vinha.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12, 1-12
Naquele tempo:
Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: 'Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe.
Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.
Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada.
Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram.
Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros.
Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: 'Eles respeitarão meu filho'.
Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: 'Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa'.
Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha.
Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros.
Por acaso, não lestes na Escritura: 'A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante;
isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos'?'
Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.
Palavra da Salvação.

SÃO BONIFÁCIO, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL

Cristo havia de anunciar a luz ao povo judeu e aos pagãos.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 26, 19-23
Naqueles dias, disse Paulo:
'Rei Agripa, eu não fui desobediente à visão celeste.
Pelo contrário, anunciei abertamente, primeiro aos habitantes de Damasco e aos de Jerusalém, depois por toda a região da Judéia e aos pagãos, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.
Por causa disso, alguns judeus me prenderam, enquanto eu estava no Templo, e tentaram matar-me.
Mas, graças ao socorro de Deus, até hoje continuo a dar testemunho diante de pequenos e grandes. Nada ensino além do que os profetas e Moisés disseram que deveria acontecer,
isto é, que o Cristo devia sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dos mortos, havia de anunciar a luz ao povo judeu e aos pagãos'.
Palavra do Senhor.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, Pois comprovado é seu amor para conosco, R.
O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10, 11-16
Naquele tempo, disse Jesus:
'Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.
Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir, escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor'.
Palavra da Salvação.