6ª-FEIRA DA 9ª SEMANA - TEMPO COMUM

Deus me castigou e agora vejo o meu filho Tobias!
Leitura do Livro de Tobias 11, 5-17
Naqueles dias:
Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho.
Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: 'Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou'.
Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: 'Estou certo de que seus olhos se abrirão.
Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz'.
Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: 'Voltei à ver-te, meu filho, agora posso morrer!' E chorou.
Tobit levantou-se e, tropeçando, atravessou a porta do pátio.
Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse: 'Confiança, pai!'Derramou o remédio e esfregou-o.
Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos.
Então Tobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: 'Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!'
E acrescentou: 'Bendito seja Deus! Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos!
Porque, se ele me castigou, agora vejo o meu filho Tobias!' A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao pai como tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus, como haviam trazido o dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Ragüel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive.
Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza, sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram.
E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: 'Bem vinda sejas, minha filha! E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós! Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!' E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Nínive.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; / ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos.
O Senhor abre os olhos aos cegos / o Senhor faz erguer-se o caído; / o Senhor ama aquele que é justo É o Senhor quem protege o estrangeiro.
Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! / Ó Sião, o teu Deus reinará / para sempre e por todos os séculos!
Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12, 35-37
Naquele tempo:
Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?
O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'.
Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?' E uma grande multidão o escutava com prazer.

BV. JOSÉ DE ANCHIETA, PRESB. - SANTORAL

Ai de mim se eu não pregar o evangelho!
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 9, 16-19. 22-23
Irmãos:
Pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho!
Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado.
Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, e sem usar os direitos que o evangelho me dá.
Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.
Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns.
Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.
O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.
Ou: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!
Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave!Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso Rei!
Assim como tu me enviaste ao mundo,
assim também eu os enviei ao mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17, 11b. 17-23
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou dizendo:
Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um.
Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.
Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.
Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade.
Eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra;
para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:
eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim.