2ª-FEIRA DA 13ª SEMANA - TEMPO COMUM

Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?
Leitura do Livro do Gênesis 18, 16-33
Os homens levantaram-se e partiram na direção de Sodoma. Abraão acompanhava-os para encaminhá-los.
E o Senhor disse consigo: 'Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer?
Pois Abraão virá a ser uma nação grande e forte e nele serão abençoadas todas as nações da terra.
De fato, eu o escolhi, Para que ensine seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu'.
Então, o Senhor disse: 'O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado.
Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim'.
Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor.
Então, aproximando-se, disse Abraão: 'Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?
Se houvesse cinqüenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali vivem?
Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?'
O Senhor respondeu: 'Se eu encontrasse em Sodoma cinqüenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira'.
Abraão prosseguiu dizendo: 'Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza.
Se dos cinqüenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?' O Senhor respondeu: 'Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos'.
Insistiu ainda Abraão e disse: 'E se houvesse quarenta?' Ele respondeu: 'Por causa dos quarenta, não o faria'.
Abraão tornou a insistir: 'Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?'. Ele respondeu: 'Também não o faria, se encontrasse trinta'.
Tornou Abraão a insistir: 'Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?' Ele respondeu: 'Não a iria destruir por causa dos vinte'.
Abraão disse: 'Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?' Ele respondeu: 'Por causa dos dez, não a destruiria'.
Tendo acabado de falar, o Senhor retirou-se, e Abraão voltou para a sua tenda.
O Senhor é indulgente, é favorável.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome!Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores!
Pois ele te perdoa toda culpa, / e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.
O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, / nem guarda eternamente o seu rancor.
Não nos trata como exigem nossas faltas, / nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, / tanto é grande o seu amor aos que o temem.
Segue-me!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8, 18-22
Naquele tempo;
Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago.
Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: 'Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás. '
Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. '
Um outro dos discípulos disse a Jesus: 'Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai. '
Mas Jesus lhe respondeu: 'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos. '

SÃO TOMÉ, APÓSTOLO - SANTORAL

Vós fostes integrados no edifício
que tem como fundamento os apóstolos.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2, 19-22
Irmãos:
Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus.
Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal.
É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor.
E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o!
Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel!
Meu Senhor e meu Deus!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20, 24-29
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.
Os outros discípulos contaram-lhe depois: 'Vimos o Senhor!'. Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'
Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: 'A paz esteja convosco'.
Depois disse a Tomé: 'Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel'.
Tomé respondeu: 'Meu Senhor e meu Deus!'
Jesus lhe disse: 'Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!'