Santo

Grego, provavelmente da Calábria. Eleito Papa em 128 DC. Celebrava a Pascoa o Domingo mas manteve amizade com as comunidades que não o faziam.Iniciou a tradição da Missa da Meia Noite, na Noite de Natal e decidiu que o Gloria deveria ser cantado na Missa de Natal.Algumas lendas dizem que teria sido um eremita antes de ser eleito papa e instituiu a tradição da quaresma. Notável pregador. Martirizado possivelmente devido as muitas conversões provocadas pela seus sermões. Morreu martirizado em 139DC. Na arte litúrgica da Igreja é representado com três hóstias (que se referem a celebração do Natal com três Missas que ele dizia representar o temporal, espiritual e o eterno nascimento de Cristo). Também é mostrado como um papa com um cálice e um bordão que provavelmente indica como ele foi martirizado. Sua festa é celebrada no dia 5 de janeiro na Igreja Latina e 22 de fevereiro na Igreja Grega.

Frases de São Telesphoro (clique para gerar a imagem)