Santo

Ela nasceu em 1811 em Albisola Marina, Liguaria, Diocese de Savona, Itália como Benedita Rossello. Uma de nove irmãos,seu pai era um porteiro. Nascida na pobreza ele sofreu de uma saúde precária durante toda a sua vida. Tinha uma infância e juventude piedosa ela tentou entrar para uma Ordem religiosa mas foi recusada devido a sua precária saúde e falta de dote (costume na época). A menina que trabalhava para um casal sem filhos, muito piedosos, que sentiram o drama, resolveu fornecer o dote para que ela fosse aceita na Ordem e não para ficarem livres dela, pois gostavam dela como se fosse um membro da família. Assim ela tornou-se terciária franciscana com 16 anos. O Bispo da diocese conhecendo sua notável habilidade para ensinar a fé às meninas, em 1837, deu a ela, e a três outras jovens, uma casa com três salas de aula . Deste local nasceu o Instituto das Filhas de Misericórdia sob a proteção de Nossa Senhora da Misericórdia e de São José, um grupo devotado a ensinar os jovens carentes e doentes.Qualquer jovem carente era aceita na Comunidade sem a necessidade de nenhum dote. Maria Josafá serviu como Superiora desta Comunidade por 40 anos .Abriram varias casas na Europa e em 1875 elas abriram sua primeira casa nas Américas, em Buenos Aires, Argentina. O sucesso de Maria Josafá, e sua santidade pessoal eram tanta, que o Bispo de sua Diocese, enfrentando grande objeção de muitos, permitiu a ela organizar um grupo para encorajar a vocação ao sacerdócio ou a vida religiosa feminina. Faleceu em 7 de dezembro de 1888 em Savona Itália de causas naturais. Canonizada em 1949 pelo Papa Pio XII Sua festa no Brasil é celebrada no dia 3 de outubro. Em outros paises no dia de sua morte 7 de dezembro.

Frases de Santa Maria Josafá Rosselo (clique para gerar a imagem)