Santo

Nasceu em Jerusalém filho de pais convertidos no século 12. Aos 18 anos ele entrou para um grupo de eremitas e formaram a primeira casa dos Carmelitas. Ele era um pregador muito bom e seus sermões eram respeitados e admirados pela sua eloquência e inteligência. Pela sua santidade e sabedoria foi enviado para evangelizar a Sicília e ele teve grande sucesso em converter grande numero de judeus sicilianos e conseguiu tambem grande ódio de vários outros especialmente perto de Palermo e Leocata. Um dia foi emboscado e morto por Berengarius, um homem que mantinha relações incestuosas com sua filha e havia sido denunciado por São Angelus. Foi morto a facadas em 1220 em Leocata, Sicília. Sua relíquias foram transferidas para a Igreja Carmelita em Leocata e logo o seu túmulo passou a ser um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Na arte litúrgica da Igreja ele é representado por um carmelita com faca em suas costas, ou uma espada no seu peito , ou segurando um livro uma palma e três coroas. Outras vezes é representado com um anjo trazendo para ele três coroas e ainda como um carmelita com flores e rosas saindo de sua boca. Sua festa é celebrada no dia 5 de maio.

Frases de Santo Ângelo de Jerusalém (clique para gerar a imagem)