Santo

Tambem conhecido como São Rupert de Salzburg e como São Roberto de Salzburg Ele morreu em Salzburg, na Áustria no dia 27 de março de 720, mas a sua festa foi celebrada durante muito tempo no dia 25 de setembro, dia em que as suas relíquias foram trasladadas para a Bavária. Existe varias opiniões sobre onde teria nascido São Ruperto e quando. (existem variações de até 100 anos). Enquanto fontes confiáveis fazem dele um nobre franquista, outros, inclusive Colgan insiste que ele era um Irlandês com um nome Gaulês Robertach. Mas todos concordam que desde sua juventude ele ficou notável pela sua extraordinária virtude, conhecimentos, facilidade em aprender, austeridade e caridoso de tal forma que se empobreceu dando o que tinha aos pobres. Pessoas das mais remotas regiões vinham receber seus conselhos. Ele removia todas as suas dúvidas e seus falsos escrúpulos, conformava os aflitos e milagrosamente curava os doentes e cicatrizava as feridas do espirito. Sua vida virtuosa fez com que ele fosse consagrado bispo de Worms, Alemanha onde ele começou o seu trabalho missionário no sul da Bavária e Áustria. Ruperto viajou para Regenscurg com uma pequena companhia, lá pelos anos de 697, talvez com a credenciais do Rei Hildebert III ou porque o Duque Theodoro da Bavária havia ouvido a reputação de seus milagres e o teria convidado. Mas de qualquer modo eles foram procurar o Duque Theodoro cuja permissão eles necessitavam para continuar o seu trabalho de evangelização. Embora O Duque Theodoro não fosse cristão sua irmã Bagistrude é dita como sendo uma cristã. Enfim eles concordaram em ouvir os seus magníficos sermões e foram todos convertidos e batizados. Muitos dos líderes da região seguiram o exemplo do duque e abraçaram o cristianismo. Em vez de destruir os templos pagãos como faziam muitos missionários, Ruperto preferia consagra-los como igrejas cristãs. Por exemplo, em Regensburg e Altotting os templos foram apenas alterados para servir ao cristianismo. Diz a tradição que a estátua da Virgem Maria de Altotting foi trazida da Irlanda por um" irlandês chamado Ruperto". Onde não haviam templos para serem adequados ou adaptados, igrejas foram construídas e Regensburg tornou-se totalmente cristã. Deus confirmou as pregações de São Ruperto com vários milagres e logo o seu trabalho missionário tornou-se um sucesso tão grande que vários ajudantes vieram de Franconia para ajudar nas necessidades espirituais dos convertidos de Ruperto. Mas o grupo continuava descendo o Danúbio e convertendo ainda mais pessoas. Após a capital Ratisbon , o novo local de seu trabalho foi a cidade de Lorch onde ele curou vários doentes apenas com a oração e a sua benção e assim ganhou varias almas para Cristo. Mas em nenhuma destas cidades ele estabeleceu o seu bispado. Ao contrario, ele fez o seu quartel general na pequena cidade de Juvavum, dada a ele pelo Duque da Bavária. A cidade foi reconstruída e ele a renomeou Salzburg. Ali com a ajuda os seus companheiros Virgilius, Chuminal e Cislar ele fundou a Igreja de São Pedro e o monastério de Salzburg com uma escola seguindo a linha dos monastérios irlandeses. Ele fez um viagem para casa e voltou com 12 novos recrutas, sendo um deles a sua irmã Santa Ermentrudis, que entrou para o convento que ele havia fundado em Nonnberg, que existe até hoje (foi o local da filmagem do filme Noviça Rebelde) e ela acabou tonando-se a sua primeira Abadessa. Ele fez muito para ajudar os trabalhadores das minas de sal. Ruperto foi o primeiro bispo de Salzburg e é considerado o apóstolo da Bavária e da Áustria. Ele morreu no Domingo de Páscoa logo após celebrar a missa e pregar as " boas novas" da ressurreição de Jesus. Seu túmulo passou a ser um local de peregrinação e vários milagres creditados a sua intercessão. Ficou tão famoso que vários países insistem que ele é nativo de lá, como é o caso da Irlanda. Para celebrar a sua memória o Duque de Salzburg mandou cunhar uma moeda com seu rosto e a chamou de "um ruperto". Na liturgia da Igreja ele é mostrado ao lado de um barril de sal, ou segurando um cesto de ovos ou batizando o Duque de Theodore da Bavaria ou batizando São Virgilius. Sua festa é celebrada no dia 27 de março.

Frases de São Ruperto (clique para gerar a imagem)