Santo

São Marcelo foi eleito papa em 307, nos últimos anos da perseguição da igreja pelo imperador Diocleciano. Ele fez a organização eclesiástica da Igreja dividindo a igreja em 25 paroquias para as quais nomeou os cardeais ( um embrião do Santo Colégio) e foi extremamente misericordioso para aqueles que se arrependiam de ter renegado a sua Fé. Mas quando algumas pessoas conhecidas como os Lapsis que recusavam a penitencia para a sua apostase não eram perdoados pelo papa Marcelo, e por causa disso o tirano e imperador Maxentius enviou São Marcelo para o exílio e ele morreu em 309 como resultado de inúmeras privações. O corpo de São Marcelo foi enterrado no cemitério de Santa Priscila em Roma. Mas logo em seguida o imperador Maxentius foi derrotado em batalha pelo Imperador Constantino que era Cristão e o oratório de São Marcelo foi restaurado e tornou-se um local de veneração. No sexto século foi reformado e aumentado para permitir acomodar mais fieis. Após 300 anos suas relíquias foram colocadas no altar-mór da igreja que tem o seu nome e que fica exatamente onde ele tinha o seu oratório. Embora a igreja de São Marcelo Al Corso tenha sido reconstruída varias vezes as relíquias do santo estão sob o altar até os dias de hoje. Sua festa é celebrada no dia 16 de janeiro.

Frases de São Marcelo (clique para gerar a imagem)