Santo

Nasceu em 456 em Tournais, Bélgica de pais cristãos e converteu-se a fé ainda jovem. Notável pregador, tornou-s Bispo de Tournais em 482 dez anos antes do batismo de Clovis em Rheims. Muitos franquistas pagãos e hereges foram convertidos pela suas pregações. Certa vez um linda jovem se apaixonou por ele. O bispo não quis nada a ver com ela. E ela ficou doente e caiu em coma. O bispo disse ao seu pai que ele restauraria a saúde dela, mas comente com a promessa que ele (seu pai) se comprometesse a tornar–se um cristão. Ele a curou com sua benção e orações e tão logo ela se curou o pai renegou sua promessa. Com isso Eleutério disse a ele que isto traria uma praga para a região e logo o recalcitrante pai se arrependeu e passou a crer em Jesus e em seus poderes. Logo em seguida o pai se converteu ao cristianismo e foi batizado por Eleutério. Santo Eleutério morreu de ferimentos infligidos nele por hereges do seu distrito. Muitas das evidencias sobre Eleutério, inclusive suas relíquias foram destruídas em um grande incêndio que consumiu sua igreja em 1092. Um dos sermões atribuído a Eleutério, conservado na Livraria do Pais da Igreja, em Roma, nenhum deles parece ser autentico, exceto dois sobre a encarnação e o nascimento de Jesus e a Anunciação. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado sendo abençoado por Jesus enquanto carregava pobres e soldados feridos ou, 2) com um anjo libertando–o dos grilhões. Faleceu em 1º julho de 532. Sua festa é celebrada no dia 20 de fevereiro.

Frases de Santo Eleutério de Tournais (clique para gerar a imagem)