Santo

Conhecido tambem como São Camillus de Lellis. Nasceu em Bocchianico, Itália, Camilo lutou por Veneza contra os turcos percorrendo uma carreira militar e de jogador e terminando sem um centavo em Nápoles em 1574. Camilo entrou para a ordem do Franciscanos Capuchinos mas teve que sair devido a uma perna doente provocado por ferimentos na guerra contra os turcos. Devotado aos doentes e pobres Camilo chegou a ser diretor do Hospital São Giacomo em Roma. Seu confessor na época era não menos que São Felipe Neri e dele recebeu permissão para ser ordenado. Com dois companheiros ele fundou uma congregação para ajudar aos doentes chamada Ministros dos Doentes os Camilos. Ele foi ordenado pelo Bispo Thomas Goldwell de São Asaph da Inglaterra e iniciou sua congregação, aumentou suas casas em 1583 e abriu uma casa em Nápoles. Camilo e seus homens cuidavam de doentes que chegavam com a praga em navios no porto de Roma. Em 1591 o Papa Gregório XIV aprovou oficialmente a Congregação e Camilo enviou seus membros para Hungria e Croacia. Eles trabalharam na primeira unidade medica de campo para cuidar de feridos na frente de batalha. Muito doente São Camillus renunciou como superior de sua Congregação em 1607 e faleceu pouco depois em Roma em 14 de julho de 1614. Ele foi canonizado em 1746 e declarado junto com São João de Deus, padroeiro dos doentes, pelo Papa Leao XIII (1878-1903). O papa Pio XI (1922-1939) o indicou como padroeiro das enfermeiras e enfermeiros. Suas relíquias estão em Roma. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado com a túnica da Ordem e é chamado Pai da Boa Morte. Sua festa é celebrada no dia 14 de julho.

Frases de São Camilo (clique para gerar a imagem)