Santo

Fazia parte da corte do Rei pagão Clovis I. A rainha sugeriu que Leonardo invocasse a ajuda de Deus para repelir a invasão de um exercito contrário, e que estava vencendo a batalha. Ele assim o fez e a batalha modificou misteriosamente e Clovis foi vitorioso. São Remigius, Bispo de Rheims, usou este milagre para converter o Rei e centenas de seguidores à cristandade. Leonardo iniciou uma vida de austeridade, e pregação. Seu desejo de conhecer melhor a Deus aumentou e ele entrou para o Monastério em Orleans. Seu irmão Lifiard seguiu o seu exemplo e deixou a corte do Rei Clovis e construiu um Monastério em Meun , e viveu lá até o final de sua vida. Leonardo desejou maior reclusão e foi para a floresta de Limousin convertendo muitos na sua jornada, vivendo de ervas, frutas da floresta e água de fontes naturais. Ele construiu um pequeno oratório e só o deixava para ir a igreja mais próxima nos dias santificados. Vários suplicavam para viver com ele e ele acabou formando um mosteiro. Recebeu algumas terras doadas pela corte real e nelas fundou a Abadia de Noblac, mais tarde chamada a Abadia de Saint Leonard. Leonardo tinha grande compaixão pelos prisioneiros e obteve a libertação de muitos. Após a sua morte varias igrejas foram dedicadas a ele na Bélgica, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bhoemia e Polônia. Peregrinos inundavam uma pequena cidade da Bavária onde ele foi enterrado e aconteceu um “record” de 4.000 milagres e favores creditados a intercessão de São Leonardo. Ele faleceu em 559 de causas naturais. É padroeiro contra assaltos, contra roubos e ladrões, prisioneiros de guerra, pessoas inocentes presas e mulheres em trabalho de parto. Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como um abade segurando uma corrente de preso e algemas. Sua festa é celebrada no dia 6 de novembro.

Frases de São Leonardo de Noblat (clique para gerar a imagem)