Santo

Nasceu no ano de 1686 em Piedmont, Italia como Maurice Belvisotti, ordenado padre em 1710 na diocese de Vercelli. Foi pároco por 6 anos. A ele foi oferecida uma posição com autoridade na Diocese mas ele declinou. Em maio de 1716 ele começou como noviço no monastério dos Capuchinhos em Turin e ficou 54 anos a serviço da Ordem. Sob a direção do um noviço com a metade de sua idade Mauricio serviu com humildade Em 1717 foi indicado para o convento de Saluzzo e serviu como sacristão. Noviço mestre em Chieri de 1731 a 1744 .Um problema nos olhos fez com que ele abonasse o cargo por dois anos. Quando recuperou a saúde foi indicado capelão do exército do Rei de Piedmont que lutava contra as forças invasoras Franco-espanholas. Ele foi notável no seu trabalho no campo de batalha como ministro e acabou sendo ferido. Após o fim da guerra voltou para o monastério dos Capuchinhos onde serviu como confessor e instrutor religioso e passava grande parte do seu tempo visitando os doentes e pobres em Turin, pregando e dando sacramento aos milhares de devotos que vinham ouvir seu sermões e receber sua benção. Seus contemporâneos diziam que ele era um notável e vibrante pregador. Diz a tradição que alguns doentes eram curados apenas pela sua benção. Faleceu no dia 22 de setembro de 1770 em Turin e logo o seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Em 17 de abril de 1966 foi beatificado pelo Papa Paulo VI e no dia 2 de dezembro de 2001 outro milagre atribuído a intercessão de São Mauricio foi devidamente comprovado, e no dia 19 de maio de 2002 foi canonizado pelo Papa João Paulo II . Sua festa é celebrada no dia 22 de setembro.

Frases de São Maurício Belvisoti (clique para gerar a imagem)