Santo

Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sarah, uma cigana escrava, foram atirados ao mar pelos judeus, numa barca sem remos e sem provisões. Milagrosamente a barca, sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône, hoje a nossa tão querida Saintes Marie` deLa Mer, França. (que seria as santas marias do mar). Kali em romanês, quer dizer negra, e Sara, por ser uma cigana egípcia, possui a tez bem morena. Daí o nome. Os ciganos brasileiros adoram Nossa Senhora de Aparecida, talvez por causa de sua cor, e muitos a equiparam à Santa Sara Kali. Se não têm a imagem dela, por ser difícil encontrá-la, por certo possui em sua Thiera (barraca) ou casa uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Às vezes têm as duas. É costume festejarmos nossas slavas (promessas ou comemorações em homenagem a algum santo). A Salva de Sara Kali é nos dias 24 de maio. A Salva de Nossa Senhora de Aparecida coincide com a comemoração dos gadjés, a 12 de outubro. Na Slava, é oferecido um banquete ao santo homenageado, onde colocamos o Santo do Dia no centro da mesa, em lugar de destaque e junto a Ele, um manrô (pão) redondo, que é furado no meio e onde colocamos um punhado de sal junto com a vela. Esse pão é posto em uma bandeja cheia de arroz cru, para chamar saúde e prosperidade e, ao término do almoço, ele é dividido entre os convidados pelos donos da casa, junto com essas palavras de bençãos: (Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com ouro).

A festa de Santa Sarah

No final de maio, os Ciganos aos milhares, vão se reunindo na cidade de Les Saintes Maries` de la Mer, na região de Camargue ao sul da França para cantar, dançar e pagar promessas para a sua santa padroeira . É em parte uma reunião, parte festival e parte peregrinação. Assim fique de olho na sua carteira, perca suas inibições e fique pronto para uma de "livre para tudo". Enquanto as crenças espirituais ciganas são pagãs de natureza, a maioria dos ciganos foram batizados e respeitam a parte essencial da religião cristã. Eles vem para Les Saintes Maries`de la Mer ("as santas marias do mar`) porque a lenda diz que Maria Jacob e Maria Salomé, (parentes próximas de Jesus, da Virgem Maria, e uma delas mãe dos apóstolos João e Tiago) vieram para esta cidade de barco, quando foram expulsas da Judéia no século primeiro. Elas converteram o povo da cidade para o cristianismo, com a ajuda da líder matriarca da cidade, chamada Sarah. Os ciganos a adotaram como padroeira, embora ela não seja oficialmente reconhecida pela Igreja. O centro da reunião é a igreja matriz de Les Saintes Maries`de la Mer, onde as relíquias (como os ossos dos santos ) são guardados na igreja. Os ossos são cerimoniosamente abaixados por polias e guindastes enquanto os fieis cantam acompanhados de violinos e sinos. Então as relíquias são carregadas para o mar, junto com uma grande estátua de Santa Sarah, de modo que ela pode "esperar" a chegada das Marias. No dia seguinte as estátuas de Maria Jacob e Maria Salomé são colocadas junto ao oceano, pelos peregrinos, em sinal que elas chegaram as praias da França. A bordo de um tradicional barco de pesca o bispo abençoa o mar, a terra e os Ciganos. Diz a tradição que o bom Rei Renê mandou escavar a igreja, em 1448 eles relataram que foram encontraram dois corpos docemente perfumados. Muitos anos mais tarde esses corpos femininos foram datados como sendo do primeiro século(pode ser verdade ou apenas lenda). Outra lenda diz que as pedras onde os corpos estavam sepultados eram na verdade "pedras milagrosas" e eram usadas para curar olhos doentes e mulheres estéreis. Não deixe de ver na cripta debaixo da igreja se você necessita de alguma cura.

Frases de Santa Sarah Kali (clique para gerar a imagem)

Morreu em 445. Ele era um membro de uma nobre família de Gaul e se denominava de um estranho e peregrino que abandonou as coisas deste mundo para servir a Cristo na reclusão do Claustro. Ele abandonou a carreira militar e se tornou um monge em Lèrins na costa de Provence, Franca onde mais tarde foi ordenado sacerdote. Era um grande pensador e ele se tornou muito conhecido como tendo escrito a Commonitorium ou Commonitorio para a Universidade da Fé Católica, na qual ele lida com as doutrinas do exterior desenvolvendo dogmas e formulando princípios que somente estas doutrinas are consideradas verdadeiras porque tem sido “sempre e em todo lugar usadas pelos aqueles com fé” (Quod semper ,quod ubique, quod ab omnibus) mas esta frase é muito difícil de ser interpretada. Ele lida ainda com o discernimento da verdade com a falsidade e a relação entre as Escrituras e a Tradição que é necessário para interpretar corretamente as Escrituras.Assim como se pode perceber, vários de seus notáveis escritos são difíceis de serem compreendidos em sua plenitude. Reagindo contra alguns excessos de Santo Agostinho de Hippo concernente a predestinação, São Vicente adotou algumas doutrinas semi-Pelagianas que mais tarde foram consideradas não ortodoxas. Embora suas opiniões são apoiadas por alguns luminários da Igreja como São Roberto Bernardino, elas não são citadas pelo Concílio do Vaticano II e no novo Catecismo da Igreja Católica. Sua festa é celebrada no dia 24 de maio.

Frases de São Vicente de Lèrins (clique para gerar a imagem)