Santo

Santa Teresinha do Menino Jesus ou Santa Teresinha de Lisieux, era uma mística, da Ordem das Carmelitas Descalças, popularmente chamada a "pequena flor". Nasceu em 2 de janeiro de 1873 em Aleçon, na Franca , foi batizada Marie Françoise Martin. Ela era a mais jovem de nove filhos nascidos de Louis Martin e sua esposa Zelie Guerin. Sua mãe morreu quando ela tinha 5 anos e a família mudou-se para Lisieux onde Teresa foi criada por uma tia e duas das irmãs mais velhas. Quando as suas duas irmãs se tornaram Carmelitas enclausuradas Teresa pediu para ser aceita em Carmel mas foi negado porque tinha apenas 15 anos. Teresinha foi então a Roma no jubileu do Papa Leão XIII, e consegui se infiltrar até junto ao Papa e ajoelhando-se aos seu pés pediu a ele de uma maneira tão linda que o Papa deu ordem para que ela fosse aceita e assim ela entrou para a ordem em 1890, sendo tomado o nome religioso de "Teresinha do Menino Jesus". Ela serviu por um tempo como noviça serviçal de uma irmã que tinha tuberculoses até a mesma morrer e da qual contraiu a moléstia. Por ordem de madre superiora, Madre Agnes (sua irmã), Teresinha começou a escrever as sua experiências místicas. O resultado de seus esforços é um livro chamado a "Historia de uma Alma", uma das biografias mais lidas no mundo moderno. Teresinha é uma das mais populares santas da atualidade e seu encanto e simplicidade é adorado por todos aqueles que lêem a sua obra, que retrata seu tempo no convento com alegria e simplicidade de uma criança, isto numa época onde as irmãs viviam enclausuradas, quase não falavam, uma vida de privações, jejum extremos e ainda Teresinha tinha tuberculose e as vezes tinha crises que chegava vomitar sangue numa doença na época incurável, mas ela a tudo encarava como dádiva de Cristo e com uma, as vezes, inexplicável alegria. Teresinha nos seus sonhos, convivia com um Jesus alegre e também jovial encantando a todos. Tem um sonho no qual ela almoça com Maria e Jesus, que é uma das passagens mais lindas de suas experiências místicas. Teresinha morreu aos 24 anos de idade, no dia 3 de setembro em Lisieux e o anuncio de sua morte provocou um imediato interesse mundial nela. Ela começou a ser chamada a "Santa do Pequeno Caminho". Santa Teresinha foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e foi declarada padroeira das missões no estrangeiro junto com São Francisco Xavier, em 1927 e em 1944 foi declarada Padroeira da França junto com Santa Joana d`Arc pelo Papa Pio XII. Ela foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997.

Frases de Santa Teresinha do Menino Jesus (clique para gerar a imagem)