Santo

Nasceu no primeiro século e é uma das três Marias que serviram a Jesus, junto com Maria Cleophas (mãe de São Tiago, o menor, São Judas Thadeus e esposa de Cleophas ou Alpheus), Maria Salomé e Maria Madalena). Alguns exegetas bíblicos acham que Maria Cleophas seria irmã da Virgem Maria (João 19:25). Maria Salomé era casada com Zebedeu, mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior ( conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua ressurreição. O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição. Diz os Evangelhos que Jesus e Salomé em uma conversa, ela pede a Jesus para coloca-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu. É que Tiago e João o seguiriam seu exemplo de humildade e sacrifícios para ganhar e merecer seus lugares lá. A lenda diz que após a ressurreição ela foi para Veroli, Itália e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova . Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços. As vezes ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu. Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria. É padroeira da Veroli, na Itália. Nos países do hemisfério sul, no firmamento temos três estrelas que são chamadas Três Marias em homenagem as Três Marias e na França temos uma cidade com o nome de "Saintes Maries de la Mer" , também em homenagem a elas. Em Minas Gerais temos uma Usina Hidroelétrica com o nome de Três Marias.

Frases de Santa Maria Salomé (clique para gerar a imagem)

Nasceu em Huesca, Espanha. Irmã de Santa Nunilo. Seu pai era muçulmano e a mãe cristã. Elas foram criadas como cristã. Elas tiveram vários pretendentes para se casarem, mas recusaram para servir a Deus no estado de santa virgindade,.tiveram licença de viverem com uma tia que era crista devota onde elas tinham inteira liberdade de seguir sua devoção. Elas faziam severos jejuns e suas orações eram interrompidas apenas para cumprir os seus deveres. Quando seu pai faleceu sua mãe casou-se com outros muçulmano que perseguia as moças, as aprisionava, e finalmente as entregou para morrer durante as perseguições do Abdur Rahman II. Foram martirizadas para renegarem a sua fé e finalmente tiveram suas cabeças decepadas em Huesca em 851, apesar de que, de acordo com o escritor Morales, teria sido em 840. Seus corpos foram enterrados no mesmo local e grande parte de suas relíquias estão hoje preservadas na Abadia do Salvador em Leger em Navarro. O festival no dia de sua festa tem a participação de muitas pessoas em Aragon, e em Bosca onde uma parte de suas relíquias é preservada . Seu nome significa grande coragem São padroeiras das crianças vitimas de abuso, pessoas ridicularizadas pela sua piedade, é protetora d contra o abuso infantil.

Frases de Santa Alodia (clique para gerar a imagem)

Nasceu na Irlanda em torno de 800 DC. A tradição diz que Donatus era um irlandês que decidiu fazer uma peregrinação a Roma com seu amigo André. No seu retorno, em 829 ele foi a Florença, Itália e visitou a cidade vizinha de Fiesole. Donatus era calmo por natureza e entrou na catedral justamente quando o devotos rezavam juntos pedindo ajuda para eleger o novo bispo. No momento que Donatus entrou na catedral os sinos começara a tocar e todas as velas e lampiões da catedral se acenderam sem nenhum auxilio humano. Os cristãos presentes concluíram que era um sinal divino e o estranho estaria destinado a ser o seu novo bispo. Donatus foi unanimemente eleito bispo e André seu diácono ajudante. Felizmente Donatus era m homem de exemplar piedade e cultura. Em adição a muitos outros trabalhos Donaltus escreveu dois livros sobre a vida de Santa Brígida de Kildare, um em prosa e outro em versos. No seu epitáfio que ainda existe ele é descrito como excelente professor especializado em gramática e prosa.O epitáfio ainda diz que o bispo foi fiel conselheiro do Rei Lothaire e do Imperador Louis. É quase certo que ele ensinou a eles e aos membros da casa real porque que ele gostava muito de ensinar. Em 47 anos Donatus foi o pastor da igreja de Fiesole. Ele obteve do Rei uma Carta de Independência para os bispo de Fiesole. Ele era um generoso doador para as fundações monásticas. Em 852 ele fundou a igreja e o hospital de Santa Brígida e fundou o monastério de São Columbus em Bobbio. A igreja foi declarada monumento nacional em 1911. Depois de sua morte seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Na arte liturgia da Igreja ele é mostrado como um Bispo com um devoto a seus pés. As vezes ele é mostrado apontando uma igreja ao seu diácono André. Sua festa é celebrada no dia 22 de outubro.

Frases de São Donatus de Fiesole (clique para gerar a imagem)