Santo

Também conhecido com Santo Igino São Higino era grego e foi indicado para ser papa em 138 para suceder ao Papa Telesfono. No elenco dos doze primeiros bispos de Roma feito por Santo Irineu no fim do sêculo II, Higino é o nono. Sua memória, porém, só foi introduzida no século XII. Por essa razão o novo calendário o deixou de fora. É santo muito querido pelo povo. Sua existência está fora de qualquer contestação. Sofreu o martírio na perseguição desencadeada pelo imperador Antonino Pio. A Martirologia Romana tambem afirma que Higino sofreu o martírio no dia 11 de janeiro de 140DC, e foi sepultado junto ao corpo de São Pedro, no Vaticano. Alguns estudiosos discordam que ele tenha sido mártir, mas que foi santo por outros méritos. Durante seu breve pontificado (136-140), os ataques dos pagãos haviam diminuído e a Igreja se viu ameaçada pela proliferação de seitas heréticas. Dois agnósticos, Valentino e Cerdo ousaram enfrentar Roma, espalhando a heresia do gnosticismo, mistura de doutrinas e práticas religiosas com filosofia e mistérios, cujo princípio fundamental é este: há uma fé comum que é suficiente aos incultos, mas existe uma ciência reservada aos doutores que oferece explicação filosófica da fé comum. Os dois hereges foram excomungados pelo Papa Higino, que era um notável filósofo de origem ateniense. Portanto, um filósofo dirigia a barca de Pedro no momento certo quando a perniciosa heresia gnóstica tendia a absorver a Revelação Divina, transformando-a em uma simples filosofia religiosa. São Higino se esmerou assim na preservação da integridade do ensinamento evangélico. Tomando como exemplo o poderoso imperador Adriano, mexeu nas estruturas hierárquicas, instituiu as Ordens menores para melhorar o serviço da Igreja e preparação ao sacerdócio. A tradição diz ainda que a ele se deve a instituição de padrinhos no batismo. Faleceu martirizado em 142DC. Sua festa é celebrada no dia 11 de janeiro.

Frases de Santo Higino (clique para gerar a imagem)

Época desconhecida. Os nomes de Caezarius, um diácono africano e Juliano, um padre aparecem nas primeiras relações da martirologia romana. Eles foram ambos martirizados em Terracina, Itália onde era costume um jovem ser voluntário para saltar de um penhasco em sacrifício aos deus Apolo, titular da cidade. Os cidadãos tratavam o jovem muito bem antes de sua morte. Ele era vestido com ricas roupas, comia do melhor, bebia o que desejava e se desejasse a ele era dado um jovem virgem em sua ultima noite. No dia seguinte era lançado para a morte. Testemunhando o sacrifício Caesarius gritou contra abominável superstição. Os sacerdotes do templo de Apollo o prendera e o levaram ao governador que sentenciou o diácono e seu padre a serem serrados, colocados em um saco e jogados ao mar. A igreja de São Caezarius da Via Apia em Roma, é dedicada a São Caesarius, o africano e a São Juliano. A igreja caiu em ruínas e foi magnificamente reconstruída por São Clemente VIII. Sua festa é celebrada no dia 11 de janeiro.

Frases de São Juliano e São Caezarius (clique para gerar a imagem)