Santo

Nasceu em Belém na Palestina e morreu em 107 DC. Um Judeu Helenita foi convertido ao cristianismo e eventualmente chegou a Roma. Aí ele aceitou o perigoso (na época) oficio de papa, após a morte do Papa Clemente entre os anos de 96 a 107 . Evaristus contribuiu para organizar a Igreja. Ele dividiu a Igreja em sete setores e nomeou os cardeais que seriam os diretores de cada setor para servir a cidade assim como os apóstolos serviam aos pobres de Jerusalém. Evaristo conferiu varias ordens sagradas, três vezes em dezembro, quando as ordenações aconteciam mais por razoes morais e místicas ( de acordo com Amalarius). Outros dizem que as ordenações aconteciam durante o Advento porque os bispos se sentiam mais livres para dar mais atenção a esta importante função e porque a ordens sagradas eram sempre conferidas na época de jejuns e orações. Não há evidencias que São Evaristo morreu martirizado embora os martirologistas listam ele como um deles. É provável tenha sido martirizado, porque nos primeiros anos da Igreja, todos os proeminentes cristãos foram brutalmente martirizado e assassinados. São Evaristo foi enterrado junto de São Pedro. Sua festa é celebrada no dia 26 de outubro.

Frases de Santo Evaristo (clique para gerar a imagem)